POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS MILITARIZADAS NA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS
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O presente artigo visa compreender a relação qualidade educacional e o fator violência/assédio nas escolas militarizadas da rede estadual do Amazonas. Verificar os resultados das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Analisar o Regimento Interno da Escola Militar à luz dos Direitos Fundamentais e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ponderar os impactos das escolas militarizadas para as populações vulneráveis socialmente. Utilizou-se o método de abordagem dialético, e como técnica de coleta de dados, a análise de microdados do Censo Escolar, IDEB e IDEAM, assim como, a análise de documentos disponíveis no âmbito do MEC e da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas. Constata-se uma lista significativa de notícias na mídia sobre o assédio aos profissionais da educação, aos pais e responsáveis dos alunos, nota-se distintas limitações aos direitos de liberdade e expressão da própria identidade juvenil. 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