O ENSINO DE LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 2502 "titulo" => "O ENSINO DE LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O estudo propõe o desenvolvimento dos letramentos crítico, social, de resistência, por meio do ensino de linguagens e à luz da multimodalidade/semiótica, refletindo acerca dos sentidos que constituem o cotidiano humano nas cidades. Alinha histórias e subjetividades ao ensino-aprendizagem da linguagem, elementos constituintes da materialidade texto-sociedade-humanidade. Considera a importância da promoção de textos oriundos da cultura das bordas, sujeitos à normatividade e, também, a democratização de espaços urbanos privilegiados sociopolítica-economicamente. Neste contexto, objetiva refletir sobre o ensino de linguagens mediado por textos que circulem no cotidiano das cidades, permitindo o entendimento sobre os sentidos constitutivos dos sujeitos nos espaços urbanos. Para tanto, ancora-se nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Indisciplinar e da Linguística da Prática que primam pela inclusão do sujeito na materialidade textual. O recorte que se apresenta é fruto de um projeto didático desenvolvido para uma turma de Ensino Médio-EJA, circunscrito em dois momentos: sala de aula, onde se deu o ensino de linguagens mediado pelo gênero textual grafite; seguido de uma visita ao Museu Digital de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram o papel da escola em democratizar os espaços urbanos, principalmente, escolas periféricas com público sociopolítica-economicamente privado desse acesso. O projeto promoveu o desenvolvimento dos letramentos crítico, social e de resistência, a partir da leitura de textos compostos por múltiplas linguagens, que ainda são socialmente marginalizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2502_TB2212_04052023195156.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Laécio" "autor_email" => "lfoliveira.36@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 2502 "titulo" => "O ENSINO DE LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O estudo propõe o desenvolvimento dos letramentos crítico, social, de resistência, por meio do ensino de linguagens e à luz da multimodalidade/semiótica, refletindo acerca dos sentidos que constituem o cotidiano humano nas cidades. Alinha histórias e subjetividades ao ensino-aprendizagem da linguagem, elementos constituintes da materialidade texto-sociedade-humanidade. Considera a importância da promoção de textos oriundos da cultura das bordas, sujeitos à normatividade e, também, a democratização de espaços urbanos privilegiados sociopolítica-economicamente. Neste contexto, objetiva refletir sobre o ensino de linguagens mediado por textos que circulem no cotidiano das cidades, permitindo o entendimento sobre os sentidos constitutivos dos sujeitos nos espaços urbanos. Para tanto, ancora-se nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada Indisciplinar e da Linguística da Prática que primam pela inclusão do sujeito na materialidade textual. O recorte que se apresenta é fruto de um projeto didático desenvolvido para uma turma de Ensino Médio-EJA, circunscrito em dois momentos: sala de aula, onde se deu o ensino de linguagens mediado pelo gênero textual grafite; seguido de uma visita ao Museu Digital de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram o papel da escola em democratizar os espaços urbanos, principalmente, escolas periféricas com público sociopolítica-economicamente privado desse acesso. O projeto promoveu o desenvolvimento dos letramentos crítico, social e de resistência, a partir da leitura de textos compostos por múltiplas linguagens, que ainda são socialmente marginalizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2502_TB2212_04052023195156.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Laécio" "autor_email" => "lfoliveira.36@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }