AFROFUTURIMO EM PANTERA NEGRA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96366 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2251 "inscrito_id" => 11974 "titulo" => "AFROFUTURIMO EM PANTERA NEGRA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS" "resumo" => "O termo Afrofuturismo surgiu na década de 90 nos EUA, cunhado pelo produtor cultural Mark Dery. O movimento é uma estética cultural, uma filosofia da arte e da história que combina elementos de ficção cientifica, ficção histórica, fantasia, arte africana e arte de diáspora africana. E tem sido essencial para recuperar valores dos povos africanos historicamente subjugados. O estudo, foi desenvolvido visando analisar e demonstrar a importância do afrofuturismo na luta para combater todo tipo de racismo e preconceito que ainda persiste nas sociedades contemporâneas a partir do longa-metragem Pantera Negra (2018) e suas perspectivas educacionais. Destaca-se que a pesquisa utilizou como guia metodológica a pesquisa documental qualitativa e base conceitual afrofuturista de Dery, que trata da conexão entre ficção especulativa, e a significação afro-americana. A partir disso, centramos nossa análise em aspectos específicos do filme, como o seu pensamento e simbologias, tais como a formulação e construção criativa da nação fictícia de Wakanda, bem como dos diversos grupos étnicos e clãs que o compõe. Por fim se tratará das implicações do fenômeno da diáspora africana, sobretudo quanto às questões do legado histórico do colonialismo e racismo aos indivíduos negros africano. Em se tratando do ensino, as escolas têm escopo em diversos documentos, como na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Dessa forma, nós professores (as), temos a responsabilidade e o compromisso de desenvolver estas questões para transformar a realidade do sistema educacional. Em geral, a ficção Pantera Negra conseguiu retratar muito bem um herói negro africano e temas como racismo e desigualdade social, num filme de alcance mundial que arrecadou milhões de bilheteria e obras dessa natureza são vistas como um poderoso instrumento de educação e instrução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11974_TB2251_04102023161200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA SAMIR CONCEIÇÃO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Débora Samir" "autor_email" => "debora_samir@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96366 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2251 "inscrito_id" => 11974 "titulo" => "AFROFUTURIMO EM PANTERA NEGRA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS" "resumo" => "O termo Afrofuturismo surgiu na década de 90 nos EUA, cunhado pelo produtor cultural Mark Dery. O movimento é uma estética cultural, uma filosofia da arte e da história que combina elementos de ficção cientifica, ficção histórica, fantasia, arte africana e arte de diáspora africana. E tem sido essencial para recuperar valores dos povos africanos historicamente subjugados. O estudo, foi desenvolvido visando analisar e demonstrar a importância do afrofuturismo na luta para combater todo tipo de racismo e preconceito que ainda persiste nas sociedades contemporâneas a partir do longa-metragem Pantera Negra (2018) e suas perspectivas educacionais. Destaca-se que a pesquisa utilizou como guia metodológica a pesquisa documental qualitativa e base conceitual afrofuturista de Dery, que trata da conexão entre ficção especulativa, e a significação afro-americana. A partir disso, centramos nossa análise em aspectos específicos do filme, como o seu pensamento e simbologias, tais como a formulação e construção criativa da nação fictícia de Wakanda, bem como dos diversos grupos étnicos e clãs que o compõe. Por fim se tratará das implicações do fenômeno da diáspora africana, sobretudo quanto às questões do legado histórico do colonialismo e racismo aos indivíduos negros africano. Em se tratando do ensino, as escolas têm escopo em diversos documentos, como na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Dessa forma, nós professores (as), temos a responsabilidade e o compromisso de desenvolver estas questões para transformar a realidade do sistema educacional. Em geral, a ficção Pantera Negra conseguiu retratar muito bem um herói negro africano e temas como racismo e desigualdade social, num filme de alcance mundial que arrecadou milhões de bilheteria e obras dessa natureza são vistas como um poderoso instrumento de educação e instrução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11974_TB2251_04102023161200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA SAMIR CONCEIÇÃO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Débora Samir" "autor_email" => "debora_samir@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }