SABERES DOCENTES DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESSIGNIFICAÇÕES PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.
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Para a realização deste estudo, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. A produção de dados se deu através da aplicação de questionários com as professoras da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do ensino, mediante o embasamento teórico de autores que discutem a temática dos saberes docentes, como: Tardif (2002); Freire (1996); Pimenta (2012) e Nóvoa e Alvim (2022). A pesquisa apresenta o percurso formativo das participantes a pesquisa, discute o processo de ensino-aprendizagem e as orientações formativas e aponta para a ressignificação dos saberes docentes, bem como para as transformações nas práticas, diante da experiência do ensino remoto emergencial. A ressignificação dos saberes docentes e as modificações nas práticas foram constituídas a partir do diálogo entre professor e aluno, ressaltando a importância da integração entre família e escola. 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