A FORMAÇÃO PARA TRABALHO DOCENTE DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O CASO DE JUIZ DE FORA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97015 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3137 "inscrito_id" => 12295 "titulo" => "A FORMAÇÃO PARA TRABALHO DOCENTE DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O CASO DE JUIZ DE FORA" "resumo" => "O objetivo desse trabalho é discutir sobre a formação dos professores de Educação Básica, atuando em escolas públicas e privadas de Juiz de Fora\MG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os dados tratados nesse artigo fizeram parte de uma pesquisa intitulada “O exercício da docência no contexto de pandemia: Covid-19 as vozes dos professores” e foram obtidos a partir de análises de 35 entrevistas e 110 questionários realizados com esses professores. De forma resumida, constatamos que apesar dos professores terem formação inicial adequada e serem experientes na profissão, os educadores tiveram dificuldades com o ERE, devido a diversos fatores associados ao uso das tecnologias midiáticas. Associamos essa situação à falta de formação\capacitação. Um número significativo de professores, responderam que não tiveram nenhuma capacitação ou orientação para começar a atuar remotamente e quando tiveram estavam, em sua maioria, associada a utilização de ferramentas, plataformas e/ ou equipamentos para ministrarem as aulas de forma remota. Percebe-se nas falas dos professores, que as mesmas foram feitos de forma aligeirada e de forma superficial. Ou seja, essas formações\capacitações não estavam focadas nas práticas pedagógicas e metodologias de ensino para se trabalhar remotamente. Em alguns casos, os profissionais apontaram que houve apenas uma reunião para explicar como seria o ensino ministrado nesse novo formato. Essas constatações nos fazem afirmar que a falta de formação adequadas alteram consideravelmente a atuação do profissional e suas condições de trabalho. Entre outras alterações, enfatizamos o aumento do trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12295_TB3137_10102023201124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES" "autor_nome_curto" => "Alesandra Maia" "autor_email" => "alesandramaialima@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97015 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3137 "inscrito_id" => 12295 "titulo" => "A FORMAÇÃO PARA TRABALHO DOCENTE DURANTE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: O CASO DE JUIZ DE FORA" "resumo" => "O objetivo desse trabalho é discutir sobre a formação dos professores de Educação Básica, atuando em escolas públicas e privadas de Juiz de Fora\MG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os dados tratados nesse artigo fizeram parte de uma pesquisa intitulada “O exercício da docência no contexto de pandemia: Covid-19 as vozes dos professores” e foram obtidos a partir de análises de 35 entrevistas e 110 questionários realizados com esses professores. De forma resumida, constatamos que apesar dos professores terem formação inicial adequada e serem experientes na profissão, os educadores tiveram dificuldades com o ERE, devido a diversos fatores associados ao uso das tecnologias midiáticas. Associamos essa situação à falta de formação\capacitação. Um número significativo de professores, responderam que não tiveram nenhuma capacitação ou orientação para começar a atuar remotamente e quando tiveram estavam, em sua maioria, associada a utilização de ferramentas, plataformas e/ ou equipamentos para ministrarem as aulas de forma remota. Percebe-se nas falas dos professores, que as mesmas foram feitos de forma aligeirada e de forma superficial. Ou seja, essas formações\capacitações não estavam focadas nas práticas pedagógicas e metodologias de ensino para se trabalhar remotamente. Em alguns casos, os profissionais apontaram que houve apenas uma reunião para explicar como seria o ensino ministrado nesse novo formato. Essas constatações nos fazem afirmar que a falta de formação adequadas alteram consideravelmente a atuação do profissional e suas condições de trabalho. Entre outras alterações, enfatizamos o aumento do trabalho docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12295_TB3137_10102023201124.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES" "autor_nome_curto" => "Alesandra Maia" "autor_email" => "alesandramaialima@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }