INTEGRAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA E SEGURAÇA DO TRABALHO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPE CAMPUS BARREIROS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97256 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3458 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "INTEGRAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA E SEGURAÇA DO TRABALHO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPE CAMPUS BARREIROS" "resumo" => "A ideia do Ensino Integrado, de associar a formação básica com a técnica, não significa abandonar os conteúdos mínimos da base nacional comum, mas sim aliar o conteúdo a pratica. Com isso, o objetivo é direcioná-los de forma a valorizar interesses das Instituições de Ensino que ofertam essa modalidade e da comunidade em que estão inseridas. Dessa forma, surgiu a necessidade de analisar e compreender a seguinte hipótese: quais as concepções que alguns docentes têm sobre a interdisciplinaridade no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino do IFPE Campus Barreiros. Nesse sentido este trabalho teve o intuito de analisar os conteúdos dos professores e a aplicação do currículo integrado nas disciplinas e identificar quais dificuldades podem estar presentes na aplicação do Ensino Integrado do ponto de vista docente, visando levar em consideração a carga horária e esforços que os docentes realizam e lidam com estudantes com históricos de ensino fragmentado. O instrumento de coleta de dados para essa pesquisa foi uma entrevista com a utilização da ferramenta Google forms, onde público-alvo da pesquisa foi o professor de segurança do trabalho e o professor de química do curso técnico em agropecuária, integrado no ensino médio do IFPE campus Barreiros. A pesquisa evidenciou a possibilidade e preocupação dos docentes em articular teoria e prática por causa da sua formação, tempo devido ocupação outras demandas como coordenação, pesquisa, projetos desenvolvidos pela instituição. Diante desta situação é possível propor algumas soluções, como a aplicação de flipped classroom (sala de aula invertida) uma abordagem pedagógica que inverte a sequência tradicional de ensino, onde o aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo em sala de aula para aplicar o conhecimento adquirido por meio de atividades práticas e discussões com o professor e os colegas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23_TB3458_10122023110356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINICIUS PERMINIO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "José Vinicius" "autor_email" => "pes2018pena@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97256 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3458 "inscrito_id" => 23 "titulo" => "INTEGRAÇÃO CURRICULAR: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES DE QUÍMICA E SEGURAÇA DO TRABALHO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFPE CAMPUS BARREIROS" "resumo" => "A ideia do Ensino Integrado, de associar a formação básica com a técnica, não significa abandonar os conteúdos mínimos da base nacional comum, mas sim aliar o conteúdo a pratica. Com isso, o objetivo é direcioná-los de forma a valorizar interesses das Instituições de Ensino que ofertam essa modalidade e da comunidade em que estão inseridas. Dessa forma, surgiu a necessidade de analisar e compreender a seguinte hipótese: quais as concepções que alguns docentes têm sobre a interdisciplinaridade no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino do IFPE Campus Barreiros. Nesse sentido este trabalho teve o intuito de analisar os conteúdos dos professores e a aplicação do currículo integrado nas disciplinas e identificar quais dificuldades podem estar presentes na aplicação do Ensino Integrado do ponto de vista docente, visando levar em consideração a carga horária e esforços que os docentes realizam e lidam com estudantes com históricos de ensino fragmentado. O instrumento de coleta de dados para essa pesquisa foi uma entrevista com a utilização da ferramenta Google forms, onde público-alvo da pesquisa foi o professor de segurança do trabalho e o professor de química do curso técnico em agropecuária, integrado no ensino médio do IFPE campus Barreiros. A pesquisa evidenciou a possibilidade e preocupação dos docentes em articular teoria e prática por causa da sua formação, tempo devido ocupação outras demandas como coordenação, pesquisa, projetos desenvolvidos pela instituição. Diante desta situação é possível propor algumas soluções, como a aplicação de flipped classroom (sala de aula invertida) uma abordagem pedagógica que inverte a sequência tradicional de ensino, onde o aluno estuda o conteúdo em casa e utiliza o tempo em sala de aula para aplicar o conhecimento adquirido por meio de atividades práticas e discussões com o professor e os colegas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID23_TB3458_10122023110356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINICIUS PERMINIO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "José Vinicius" "autor_email" => "pes2018pena@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }