FORMAÇÃO COLABORATIVA NA ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE-DIRETORIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA PARA TRANSFORMAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96867 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2936 "inscrito_id" => 12086 "titulo" => "FORMAÇÃO COLABORATIVA NA ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE-DIRETORIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA PARA TRANSFORMAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA" "resumo" => "A formação continuada docente, iniciada nos cursos de Licenciatura e expandida na trajetória profissional, é um espaço-tempo de compartilhamento de experiências e saberes imprescindíveis à transformação educacional. Neste contexto, políticas públicas recentes criaram carga-horária específica para atividades formativas frequentemente articuladas às Universidades e incentivaram o ingresso em cursos de pós-graduação. Integrações Universidades-Diretorias de ensino reverberam na formação colaborativa de discentes universitários e docentes da rede estadual. A Escola de Formação de Professores de Ciências Extas e Naturais, criada em 2016 e oferecida anualmente, resulta da parceria entre o DQ da FFCLRP-USP/SP e a DE de Ribeirão Preto/SP com a finalidade de atualizar conteúdos, compartilhar práticas pedagógicas e capacitar a elaboração de recursos didáticos. Destarte, o objetivo do trabalho foi investigar de que maneira o espaço-tempo da Escola pode contribuir para a transformação da práxis de mestrandos e de docentes da rede estadual. Como pressuposto teórico-metodológico, seguiu-se a abordagem histórico-cultural, considerando a construção dialética de teoria e método, e os procedimentos da pesquisa intervenção-investigação. Para tal, analisou-se: planejamento e desenvolvimento da VI edição por intermédio dos materiais didáticos elaborados; entrevistas e; respostas aos formulários. As intencionalidades pedagógicas para a Escola (conteúdo e forma) resultaram da apropriação conceitual, pela equipe formativa, de conhecimentos da abordagem histórico-cultural e das Neurociências acerca dos processos neuropsicológicos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A proposta visou a valorização e o reconhecimento docente, privilegiando a formação inclusiva da comunidade escolar e enfatizando metodologias de ensino, BNCC, TDICs, interdisciplinaridade, inclusão, Educação Ambiental e saúde física e mental dos educadores. Os resultados indicaram a compreensão e apropriação, por parte dos educadores, das práticas educacionais abordadas pela equipe. Por fim, a Escola constitui uma iniciativa profícua para a melhoria do ensino público enquanto espaço de trocas de experiências no chão da escola e no ambiente da pesquisa educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12086_TB2936_21112023112336.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE PAZIANI LANÇA" "autor_nome_curto" => "Lidiane Lança" "autor_email" => "lidianepazianilanca@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96867 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2936 "inscrito_id" => 12086 "titulo" => "FORMAÇÃO COLABORATIVA NA ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE-DIRETORIA DE ENSINO: UMA PROPOSTA PARA TRANSFORMAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA" "resumo" => "A formação continuada docente, iniciada nos cursos de Licenciatura e expandida na trajetória profissional, é um espaço-tempo de compartilhamento de experiências e saberes imprescindíveis à transformação educacional. Neste contexto, políticas públicas recentes criaram carga-horária específica para atividades formativas frequentemente articuladas às Universidades e incentivaram o ingresso em cursos de pós-graduação. Integrações Universidades-Diretorias de ensino reverberam na formação colaborativa de discentes universitários e docentes da rede estadual. A Escola de Formação de Professores de Ciências Extas e Naturais, criada em 2016 e oferecida anualmente, resulta da parceria entre o DQ da FFCLRP-USP/SP e a DE de Ribeirão Preto/SP com a finalidade de atualizar conteúdos, compartilhar práticas pedagógicas e capacitar a elaboração de recursos didáticos. Destarte, o objetivo do trabalho foi investigar de que maneira o espaço-tempo da Escola pode contribuir para a transformação da práxis de mestrandos e de docentes da rede estadual. Como pressuposto teórico-metodológico, seguiu-se a abordagem histórico-cultural, considerando a construção dialética de teoria e método, e os procedimentos da pesquisa intervenção-investigação. Para tal, analisou-se: planejamento e desenvolvimento da VI edição por intermédio dos materiais didáticos elaborados; entrevistas e; respostas aos formulários. As intencionalidades pedagógicas para a Escola (conteúdo e forma) resultaram da apropriação conceitual, pela equipe formativa, de conhecimentos da abordagem histórico-cultural e das Neurociências acerca dos processos neuropsicológicos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A proposta visou a valorização e o reconhecimento docente, privilegiando a formação inclusiva da comunidade escolar e enfatizando metodologias de ensino, BNCC, TDICs, interdisciplinaridade, inclusão, Educação Ambiental e saúde física e mental dos educadores. Os resultados indicaram a compreensão e apropriação, por parte dos educadores, das práticas educacionais abordadas pela equipe. Por fim, a Escola constitui uma iniciativa profícua para a melhoria do ensino público enquanto espaço de trocas de experiências no chão da escola e no ambiente da pesquisa educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12086_TB2936_21112023112336.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE PAZIANI LANÇA" "autor_nome_curto" => "Lidiane Lança" "autor_email" => "lidianepazianilanca@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }