CORAL KARIRIS: VIVENCIANDO O CANTO E A AFETIVIDADE EM GRUPO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3500 "inscrito_id" => 5345 "titulo" => "CORAL KARIRIS: VIVENCIANDO O CANTO E A AFETIVIDADE EM GRUPO" "resumo" => "Este artigo diz respeito ao trabalho de fortalecimento das relações afetivas realizado no Coral Kariris, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE/campus Juazeiro do Norte. Pretende-se com ele apresentar a importância da música para o ser humano e como esta forma estética tem promovido o desenvolvimento da afetividade, da ética, autoconhecimento, maior integração entre os participantes deste projeto cultural/musical, prevenção de patologias vocais e aperfeiçoamento do canto. As teorias que fundamentam este projeto são o Movimento Música Viva, liderado pelo músico Hans-Joachim Koellreutter, que defende a revitalização artística, pedagógica e cultural, com valorização da sensibilidade, criação e improvisação e a Metodologia da Compreensão Existencial – Tecnologia Educacional para o Modo Ser, proposta pelo professor Leonel Correia Pinto, que trata da importância e inter-relação entre as instâncias Conhecimento (C), Sentimento (S) e Ação (A). O grupo que compõe o Coral Kariris constitui-se de vinte e um integrantes: dezoito servidores ativos da instituição de ensino mencionada dos quais onze técnicos-administrativos e sete docentes, uma servidora aposentada e duas pessoas da comunidade externa, sob a coordenação da pedagoga/regente do referido campus e de uma fonoaudióloga. A escolha da metodologia qualitativa utilizada, Estudo de Caso, justifica-se pelo tamanho da amostra. Por ocasião dos encontros são realizadas dinâmicas para fortalecer as relações intrapessoais e interpessoais, orientação sobre saúde vocal, técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz, estudo de músicas e partituras. Com base nos resultados dos questionários de avaliação aplicados em 2023, foi possível identificar que 62% dos(das) integrantes desenvolveram sentimentos de amizade no grupo, 15% mencionaram satisfação com os assuntos estudados e 23% manifestaram prazer em realizar atividades e dinâmicas coletivas. As observações registradas a partir dos relatos e vivências, demonstram que os(as) coristas apresentam sensação de bem estar, disposição para o trabalho e para as demais atividades da vida diária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5345_TB3500_04102023184822.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSY" "autor_email" => "melojosemeire@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97284 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3500 "inscrito_id" => 5345 "titulo" => "CORAL KARIRIS: VIVENCIANDO O CANTO E A AFETIVIDADE EM GRUPO" "resumo" => "Este artigo diz respeito ao trabalho de fortalecimento das relações afetivas realizado no Coral Kariris, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE/campus Juazeiro do Norte. Pretende-se com ele apresentar a importância da música para o ser humano e como esta forma estética tem promovido o desenvolvimento da afetividade, da ética, autoconhecimento, maior integração entre os participantes deste projeto cultural/musical, prevenção de patologias vocais e aperfeiçoamento do canto. As teorias que fundamentam este projeto são o Movimento Música Viva, liderado pelo músico Hans-Joachim Koellreutter, que defende a revitalização artística, pedagógica e cultural, com valorização da sensibilidade, criação e improvisação e a Metodologia da Compreensão Existencial – Tecnologia Educacional para o Modo Ser, proposta pelo professor Leonel Correia Pinto, que trata da importância e inter-relação entre as instâncias Conhecimento (C), Sentimento (S) e Ação (A). O grupo que compõe o Coral Kariris constitui-se de vinte e um integrantes: dezoito servidores ativos da instituição de ensino mencionada dos quais onze técnicos-administrativos e sete docentes, uma servidora aposentada e duas pessoas da comunidade externa, sob a coordenação da pedagoga/regente do referido campus e de uma fonoaudióloga. A escolha da metodologia qualitativa utilizada, Estudo de Caso, justifica-se pelo tamanho da amostra. Por ocasião dos encontros são realizadas dinâmicas para fortalecer as relações intrapessoais e interpessoais, orientação sobre saúde vocal, técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz, estudo de músicas e partituras. Com base nos resultados dos questionários de avaliação aplicados em 2023, foi possível identificar que 62% dos(das) integrantes desenvolveram sentimentos de amizade no grupo, 15% mencionaram satisfação com os assuntos estudados e 23% manifestaram prazer em realizar atividades e dinâmicas coletivas. As observações registradas a partir dos relatos e vivências, demonstram que os(as) coristas apresentam sensação de bem estar, disposição para o trabalho e para as demais atividades da vida diária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5345_TB3500_04102023184822.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSY" "autor_email" => "melojosemeire@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }