AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA: OLHARES DE SABERES DA FORMAÇÃO
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O primeiro foi a construção do pré-projeto de pesquisa em que os acadêmicos precisariam percorrer alguns saberes da formação, como: objeto de estudo, título do pré-projeto, problematização, motivação, justificativa, hipótese, pressuposto ou premissa, questão de pesquisa, opção metodológica, resultados esperados, cronograma de atividades, referências. Esses saberes foram vivenciados a priori em sala de aula e até extrassala, com horários marcados. Importante saber que tipo de pesquisa o acadêmico desejava para seu pré-projeto de pesquisa: experimental, bibliográfica, qualitativa, quantitativa, associativa, pesquisa (auto)biográfica, pesquisa-ação e/ou colaborativa, entre outras. Esse momento é de grande relevância porque exige dos professores uma abertura para o desconhecido que tenciona conhecer. Os acadêmicos após entrega do pré-projeto sabiam que seriam avaliados nos pontos denominados de saberes da formação. 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Conclui-se que esses dois momentos de alfabetização científica, avaliação de aprendizagem de pré-projeto e de projeto na disciplina de Seminário de Pesquisa-1, foram formadores por me permitir (re)conhecer a diferença entre avaliar aprendizagem e o que se aprende avaliando. Espera-se que este texto contribua com olhares de saberes da formação de professores da Educação Superior e/ou da Educação Básica nos acompanhamentos necessários à avaliação das aprendizagens e às aprendizagens na avaliação, especialmente das memórias e narrativas atentas à formação nos campos de estudo que façam opção por avaliar." 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