TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS – O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97369 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3617 "inscrito_id" => 13301 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS – O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021" "resumo" => "As TDICs têm modificado as nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e aprender. Na educação, autores defendem que as TDICs devem ser incorporadas às práticas docentes como forma de implementar metodologias ativas, o que resulta numa aprendizagem significativa, pois alinham o processo de ensino-aprendizagem com o dia a dia dos alunos, despertando o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Diante dessa perspectiva e considerando que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos usados pelos professores, este trabalho teve como objetivo analisar como as TDICs são apresentadas e trabalhadas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovada pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. A pesquisa revelou que a abordagem através das TDICs está presente em todos os exemplares analisados, a partir da existência de uma seção, chamada “Fique por dentro”, que incentiva os estudantes a explorarem sites, filmes, simuladores digitais, softwares gratuitos, entre outros, complementando o conteúdo abordado. Além disso, há sugestões de atividades que permitem o uso de smartfones como ferramenta de coleta e tratamento de dados. Essas ações favorecem o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento da Competência Geral 5 apresentada pela BNCC, que trata da necessidade do estudante de compreender, usar e criar TDIC de forma crítica e reflexiva para se comunicar, acessar, disseminar e produzir conhecimento, resolver problemas; exercendo seu protagonismo na vida pessoal e coletiva. A coletânea, ao propor a implementação de tecnologias no contexto escolar, não somente como um meio para a promoção da aprendizagem, mas também como uma forma de estímulo e envolvimento dos estudantes, promove neles o letramento digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13301_TB3617_10122023172828.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTHONY MATHYAS FERREIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANTHONY" "autor_email" => "mathyasrodrigues01123@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97369 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3617 "inscrito_id" => 13301 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS – O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021" "resumo" => "As TDICs têm modificado as nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e aprender. Na educação, autores defendem que as TDICs devem ser incorporadas às práticas docentes como forma de implementar metodologias ativas, o que resulta numa aprendizagem significativa, pois alinham o processo de ensino-aprendizagem com o dia a dia dos alunos, despertando o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Diante dessa perspectiva e considerando que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos usados pelos professores, este trabalho teve como objetivo analisar como as TDICs são apresentadas e trabalhadas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovada pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. A pesquisa revelou que a abordagem através das TDICs está presente em todos os exemplares analisados, a partir da existência de uma seção, chamada “Fique por dentro”, que incentiva os estudantes a explorarem sites, filmes, simuladores digitais, softwares gratuitos, entre outros, complementando o conteúdo abordado. Além disso, há sugestões de atividades que permitem o uso de smartfones como ferramenta de coleta e tratamento de dados. Essas ações favorecem o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento da Competência Geral 5 apresentada pela BNCC, que trata da necessidade do estudante de compreender, usar e criar TDIC de forma crítica e reflexiva para se comunicar, acessar, disseminar e produzir conhecimento, resolver problemas; exercendo seu protagonismo na vida pessoal e coletiva. A coletânea, ao propor a implementação de tecnologias no contexto escolar, não somente como um meio para a promoção da aprendizagem, mas também como uma forma de estímulo e envolvimento dos estudantes, promove neles o letramento digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13301_TB3617_10122023172828.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTHONY MATHYAS FERREIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANTHONY" "autor_email" => "mathyasrodrigues01123@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }