“OS NÚMEROS PODEM MENTIR?”: SABERES E LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97499 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3794 "inscrito_id" => 15588 "titulo" => "“OS NÚMEROS PODEM MENTIR?”: SABERES E LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho surge a partir da dissertação "Letramento estatístico na licenciatura em Matemática: saberes emergidos a partir de uma oficina pedagógica". Assim, as reflexões trazidas no artigo pretendem colocar em xeque a suposta neutralidade atribuída a Matemática, a luz dos conhecimentos estatísticos, através da análise de um encontro de uma oficina pedagógica que se propôs a (re)construir saberes com licenciandos ingressantes. Os procedimentos metodológicos consistiram no questionamento inicial acerca da necessidade - ou não- de o ensino de Matemática ser neutro, bem como a apresentação de diversas mensagens estatística divulgadas em veículos da mídia para apreciação, análise e discussão.. Neste contexto, para atender às demandas teóricas do artigo, foram eleitas as ideias de Ubiratan D'Ambrósio para a Educação Matemática para cidadania, de Iddo Gal para o letramento estatístico, Maurice Tardif para saberes docentes e de bell hooks para uma educação transgressora. As evidências encontradas revelaram que os participantes da oficina demonstraram a construção de um olhar mais apurado aos dados estatísticos. Além disso, notou-se que os discentes passaram a incluir em seu discurso a importância da criticidade no ensino de Matemática e a descrença na neutralidade da disciplina. Por fim, concluiu-se que a vivência de uma oficina que estava relacionando questões sociais e o ensino de Estatística promoveu a mudança de ideias no tocante a neutralidade no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15588_TB3794_04102023180518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Erika Pereira" "autor_email" => "erikasilva_1995@outlook.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97499 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3794 "inscrito_id" => 15588 "titulo" => "“OS NÚMEROS PODEM MENTIR?”: SABERES E LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho surge a partir da dissertação "Letramento estatístico na licenciatura em Matemática: saberes emergidos a partir de uma oficina pedagógica". Assim, as reflexões trazidas no artigo pretendem colocar em xeque a suposta neutralidade atribuída a Matemática, a luz dos conhecimentos estatísticos, através da análise de um encontro de uma oficina pedagógica que se propôs a (re)construir saberes com licenciandos ingressantes. Os procedimentos metodológicos consistiram no questionamento inicial acerca da necessidade - ou não- de o ensino de Matemática ser neutro, bem como a apresentação de diversas mensagens estatística divulgadas em veículos da mídia para apreciação, análise e discussão.. Neste contexto, para atender às demandas teóricas do artigo, foram eleitas as ideias de Ubiratan D'Ambrósio para a Educação Matemática para cidadania, de Iddo Gal para o letramento estatístico, Maurice Tardif para saberes docentes e de bell hooks para uma educação transgressora. As evidências encontradas revelaram que os participantes da oficina demonstraram a construção de um olhar mais apurado aos dados estatísticos. Além disso, notou-se que os discentes passaram a incluir em seu discurso a importância da criticidade no ensino de Matemática e a descrença na neutralidade da disciplina. Por fim, concluiu-se que a vivência de uma oficina que estava relacionando questões sociais e o ensino de Estatística promoveu a mudança de ideias no tocante a neutralidade no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15588_TB3794_04102023180518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Erika Pereira" "autor_email" => "erikasilva_1995@outlook.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }