FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA CURSOS DE LICENCIATURA DA UERN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97539 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3843 "inscrito_id" => 14577 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA CURSOS DE LICENCIATURA DA UERN" "resumo" => "Este texto é resultante das reflexões empreendidas no âmbito da pesquisa “O lugar da educação inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura da UERN” cadastrada junto ao Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde outubro de 2021. Os objetivos norteadores deste escrito são: analisar as concepções de inclusão e de educação especial que se evidenciam nos ementários e nas referências bibliográficas das disciplinas da área; refletir sobre as perspectivas e os desafios que se apresentam aos cursos de licenciatura da UERN no que tange construção de saberes e práticas inclusivas. O referencial teórico está organizado em três eixos: Culturas, políticas e práticas inclusivas (BOOTH, AINSCOW, 2011; LUSTOSA, 2009, SANTOS, 2015); Formação de professores(as) (CRUZ, GLAT, 2014; VITALIANO, 2012; MICHELS, 2017); A Filosofia e a Pedagogia da Diferença (DELEUZE, 2018; SKLIAR, 2003; MANTOAN, 2017). A metodologia se insere no universo da pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio de análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da UERN, ofertados na modalidade presencial. Os resultados evidenciam que a disciplina de Libras figura como componente obrigatório nos trinta e dois cursos de licenciatura, porém, apenas dez desses cursos ofertam disciplinas obrigatórias próprias do campo das políticas e das bases legais da educação especial e inclusiva, bem como, das questões éticas e pedagógicas que permeiam a escolarização do estudante com deficiência. Constatou-se confusões teórico-conceituais nos ementários dessas disciplinas, no que concerne as terminologias “deficiência”, “diferença” e “diversidade”, assim como, a presença de um vocabulário com forte influência do modelo médico de compreensão da deficiência. A investigação concluiu que há lacunas nos currículos dos cursos de licenciatura da UERN no que concerne a produção do conhecimento na área das práticas pedagógicas de atenção às diferenças na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14577_TB3843_17112023095233.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEYLÂNDIA" "autor_email" => "disneylandiaribeiro@uern." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97539 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3843 "inscrito_id" => 14577 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR PARA CURSOS DE LICENCIATURA DA UERN" "resumo" => "Este texto é resultante das reflexões empreendidas no âmbito da pesquisa “O lugar da educação inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura da UERN” cadastrada junto ao Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde outubro de 2021. Os objetivos norteadores deste escrito são: analisar as concepções de inclusão e de educação especial que se evidenciam nos ementários e nas referências bibliográficas das disciplinas da área; refletir sobre as perspectivas e os desafios que se apresentam aos cursos de licenciatura da UERN no que tange construção de saberes e práticas inclusivas. O referencial teórico está organizado em três eixos: Culturas, políticas e práticas inclusivas (BOOTH, AINSCOW, 2011; LUSTOSA, 2009, SANTOS, 2015); Formação de professores(as) (CRUZ, GLAT, 2014; VITALIANO, 2012; MICHELS, 2017); A Filosofia e a Pedagogia da Diferença (DELEUZE, 2018; SKLIAR, 2003; MANTOAN, 2017). A metodologia se insere no universo da pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio de análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da UERN, ofertados na modalidade presencial. Os resultados evidenciam que a disciplina de Libras figura como componente obrigatório nos trinta e dois cursos de licenciatura, porém, apenas dez desses cursos ofertam disciplinas obrigatórias próprias do campo das políticas e das bases legais da educação especial e inclusiva, bem como, das questões éticas e pedagógicas que permeiam a escolarização do estudante com deficiência. Constatou-se confusões teórico-conceituais nos ementários dessas disciplinas, no que concerne as terminologias “deficiência”, “diferença” e “diversidade”, assim como, a presença de um vocabulário com forte influência do modelo médico de compreensão da deficiência. A investigação concluiu que há lacunas nos currículos dos cursos de licenciatura da UERN no que concerne a produção do conhecimento na área das práticas pedagógicas de atenção às diferenças na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14577_TB3843_17112023095233.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "DISNEYLÂNDIA" "autor_email" => "disneylandiaribeiro@uern." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }