Este trabalho objetiva fomentar a visibilidade das identidades amazônicas, mediante a aplicação do método sociolinguístico de alfabetização, enquanto instrumento responsável por incitar a postura crítico-social nos alunos dos anos iniciais do fundamental, para que compreendam as desigualdades e preconceitos enfrentados pelo povo da Amazônia Paraense. Outrossim, busca também promover um contradiscurso às ideias hegemônicas constituídas por ideais colonialistas. Assim, pretende-se evidenciar os saberes, linguagens e intelectualidades desse lócus. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, com base nas publicações de Freire (1989), Ferreiro e Teberosky (1999), Onaide e Olympio Schwartz (2013), Costa e Oliveira (2017) e Cruz (2017) acerca da educação crítico-reflexiva, do método sociolinguístico e suas aplicações no contexto escolar, além da pesquisa documental, pela análise do Documento Curricular do Estado do Pará (2019) e de que maneira estabelece a valorização dos sujeitos amazônicos paraenses e suas contribuições histórico-culturais. Como resultado preliminar, observou-se a garantia de um ambiente educacional que ressignifica a visão de mundo dos estudantes sobre a própria amazonicidade, devido à aplicação de debates e discussões que utilizam textos amazônico-paraenses no cotidiano, garantindo o elo entre ensino e contexto social, isto é, uma educação decolonial vinculada às vivências dessa população e mediadora de transformações sociais, pela necessidade de destacar tal localidade e a diversidade de sujeitos que nela habitam aos cenários nacional e internacional.