O NOVO ENSINO MÉDIO E A DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PIBID
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O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar o Novo Ensino Médio (NEM) na perspectiva da formação inicial e prática de professores no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências e Biologia. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de obras de 2016 a 2022 com os seguintes descritores: BNCC, reforma do ensino médio, ensino de biologia/ciências, formação docente e currículos estaduais. A pesquisa realizada é do tipo descritiva e analítica, pois fundamenta-se nas discussões da literatura acerca do tema no período analisado, tecendo reflexões vivenciadas pelos licenciandos do PIBID. O resultado e a discussão indicam a crescente dificuldade relativa à aplicação do NEM no componente curricular de Biologia, e como este interfere na formação de professores da disciplina no sentido de potencializar a omissão dos conteúdos necessários para a aprendizagem na escola, o que é confirmado pela literatura utilizada. 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