AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PROGRAMAS DE INSERÇÃO À DOCÊNCIA PARA PROFESSORAS NO INÍCIO DE CARREIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97654 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3998 "inscrito_id" => 16191 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PROGRAMAS DE INSERÇÃO À DOCÊNCIA PARA PROFESSORAS NO INÍCIO DE CARREIRA" "resumo" => "Os Estágios Supervisionados e os programas de inserção à docência, no caso das licenciaturas, podem colaborar com os docentes e professores iniciantes a entender e refletir sobre o trabalho pedagógico no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho é compreender as contribuições dos programas de inserção à docência e dos Estágios Supervisionados para professoras no início da carreira. O percurso metodológico utilizado neste estudo é de natureza qualitativa, onde se permite compreender de diferentes maneiras e possibilidades o fenômeno pesquisado. Os dados foram coletados através de formulários produzidos na plataforma Google Forms para professoras no início de carreira que participaram de programas de inserção à docência como PIBID e Residência Pedagógica. Como suporte teórico, utilizamos as ideias defendidas por: Barros (2011), Barroso (2022), Braga (2012), Cardoso (2020), Godoy (2005), Ilha e Hypolito (2014), Paniago, Sarmento e Rocha (2017, 2018), Pimenta e Lima (2019), Tardif (2002) entre outros autores. Os resultados demonstram que as contribuições dos programas de inserção à docência e dos Estágios Supervisionados Obrigatórios são evidentes e auxiliam no processo introdutório à docência, pois permitem ao estudante de graduação o contato direto com o ambiente escolar e com a realidade vivenciada na sala de aula, porém, ainda é insuficiente para auxiliar de forma efetiva o professor em início de carreira a superar as suas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16191_TB3998_13062023210841.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ALEXANDRE" "autor_email" => "josealexandrealvesdeolive" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97654 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3998 "inscrito_id" => 16191 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E PROGRAMAS DE INSERÇÃO À DOCÊNCIA PARA PROFESSORAS NO INÍCIO DE CARREIRA" "resumo" => "Os Estágios Supervisionados e os programas de inserção à docência, no caso das licenciaturas, podem colaborar com os docentes e professores iniciantes a entender e refletir sobre o trabalho pedagógico no âmbito escolar. O objetivo deste trabalho é compreender as contribuições dos programas de inserção à docência e dos Estágios Supervisionados para professoras no início da carreira. O percurso metodológico utilizado neste estudo é de natureza qualitativa, onde se permite compreender de diferentes maneiras e possibilidades o fenômeno pesquisado. Os dados foram coletados através de formulários produzidos na plataforma Google Forms para professoras no início de carreira que participaram de programas de inserção à docência como PIBID e Residência Pedagógica. Como suporte teórico, utilizamos as ideias defendidas por: Barros (2011), Barroso (2022), Braga (2012), Cardoso (2020), Godoy (2005), Ilha e Hypolito (2014), Paniago, Sarmento e Rocha (2017, 2018), Pimenta e Lima (2019), Tardif (2002) entre outros autores. Os resultados demonstram que as contribuições dos programas de inserção à docência e dos Estágios Supervisionados Obrigatórios são evidentes e auxiliam no processo introdutório à docência, pois permitem ao estudante de graduação o contato direto com o ambiente escolar e com a realidade vivenciada na sala de aula, porém, ainda é insuficiente para auxiliar de forma efetiva o professor em início de carreira a superar as suas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16191_TB3998_13062023210841.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ ALEXANDRE" "autor_email" => "josealexandrealvesdeolive" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }