AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS EMOÇÕES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98085 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4565 "inscrito_id" => 19361 "titulo" => "AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS EMOÇÕES" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as experiências pessoais de discentes da Universidade Federal do Pará - UFPA da primeira entrada do ano de 2021 no curso de Licenciatura em Pedagogia; descrevendo a sua observação sobre a educação socioemocional das crianças através de experiências vividas por meio de estágios supervisionados e/ou não obrigatórios em sala de aula. Visto que as emoções permeiam na área educacional desde o ensino infantil até o ensino superior, sabe-se que, após a família, a escola é outro meio de socialização da criança, sendo assim, o professor tem como papel fundamental voltar seu olhar ao aluno e sua situação emocional, a qual muitas vezes não se consegue ser expressada. Diante o exposto, ao longo desse artigo se fará a comparação de percepções e observações encontradas entre os discentes e, em paralelo, buscará meios de ações para que possa ser utilizados para mediar o assunto de emoções, sentimentos e diálogo entre professor-aluno. Pode-se observar que, durante a formação da graduação o futuro profissional docente, não se têm disciplinas que desenvolvam/ensinem, sobre como lidar com as questões emocionais do discente, esta ausência causa uma discussão que se faz muito presente na atualidade, uma vez que se faz necessário a capacitação durante a formação para que o educador saiba lidar e trabalhar com as dificuldades emocionais e sentimentais dos seus alunos no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19361_TB4565_03102023214955.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA AZEVEDO GOMES" "autor_nome_curto" => "TAMARA GOMES" "autor_email" => "tamara.gmsa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98085 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4565 "inscrito_id" => 19361 "titulo" => "AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DAS EMOÇÕES" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar as experiências pessoais de discentes da Universidade Federal do Pará - UFPA da primeira entrada do ano de 2021 no curso de Licenciatura em Pedagogia; descrevendo a sua observação sobre a educação socioemocional das crianças através de experiências vividas por meio de estágios supervisionados e/ou não obrigatórios em sala de aula. Visto que as emoções permeiam na área educacional desde o ensino infantil até o ensino superior, sabe-se que, após a família, a escola é outro meio de socialização da criança, sendo assim, o professor tem como papel fundamental voltar seu olhar ao aluno e sua situação emocional, a qual muitas vezes não se consegue ser expressada. Diante o exposto, ao longo desse artigo se fará a comparação de percepções e observações encontradas entre os discentes e, em paralelo, buscará meios de ações para que possa ser utilizados para mediar o assunto de emoções, sentimentos e diálogo entre professor-aluno. Pode-se observar que, durante a formação da graduação o futuro profissional docente, não se têm disciplinas que desenvolvam/ensinem, sobre como lidar com as questões emocionais do discente, esta ausência causa uma discussão que se faz muito presente na atualidade, uma vez que se faz necessário a capacitação durante a formação para que o educador saiba lidar e trabalhar com as dificuldades emocionais e sentimentais dos seus alunos no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19361_TB4565_03102023214955.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAMARA AZEVEDO GOMES" "autor_nome_curto" => "TAMARA GOMES" "autor_email" => "tamara.gmsa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }