REFLEXÕES SOBRE O USO DA CALCULADORA SIMPLES NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4786 "inscrito_id" => 8964 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DA CALCULADORA SIMPLES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em matemática. Apresenta-se a oficina “Uso da calculadora em sala de aula” voltada a professores do ensino fundamental e médio e licenciandos em matemática, que foi ministrada na 18º semana nacional de ciências e tecnologias (SNCT), em outubro de 2021, em um cenário de pandemia. A importância da temática do uso de tecnologias na educação ficou especialmente evidente com o ensino remoto emergencial (ERE). A partir disso, o ensino com a calculadora, tornou-se um objeto de pesquisa devido ao seu baixo custo e por ser uma tecnologia subestimada. Por muitas vezes, a calculadora é vista apenas como facilitadora de cálculos, o que reduz bastante o potencial de seu uso na aprendizagem de matemática. Com base nessas observações, definimos como objetivo da oficina apresentar propostas de atividades com a calculadora tal como o jogo “calculadora quebrada” que podem enriquecer o ensino. Nesse pôster pretende-se expor algumas das possibilidades de temas que podem ser explorados com a calculadora, como sistema numérico decimal, cálculo mental, raciocínio lógico e capacidade de formular estratégias, entre outros. Além disso, serão apresentados alguns resultados da aplicação da oficina, que foi vivenciada remotamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID8964_TB4786_04102023191759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALISSANDRINE DE ARAÚJO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinealissandrinedaraujof" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4786 "inscrito_id" => 8964 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DA CALCULADORA SIMPLES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho discute uma experiência vivenciada no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de um curso de licenciatura em matemática. Apresenta-se a oficina “Uso da calculadora em sala de aula” voltada a professores do ensino fundamental e médio e licenciandos em matemática, que foi ministrada na 18º semana nacional de ciências e tecnologias (SNCT), em outubro de 2021, em um cenário de pandemia. A importância da temática do uso de tecnologias na educação ficou especialmente evidente com o ensino remoto emergencial (ERE). A partir disso, o ensino com a calculadora, tornou-se um objeto de pesquisa devido ao seu baixo custo e por ser uma tecnologia subestimada. Por muitas vezes, a calculadora é vista apenas como facilitadora de cálculos, o que reduz bastante o potencial de seu uso na aprendizagem de matemática. Com base nessas observações, definimos como objetivo da oficina apresentar propostas de atividades com a calculadora tal como o jogo “calculadora quebrada” que podem enriquecer o ensino. Nesse pôster pretende-se expor algumas das possibilidades de temas que podem ser explorados com a calculadora, como sistema numérico decimal, cálculo mental, raciocínio lógico e capacidade de formular estratégias, entre outros. Além disso, serão apresentados alguns resultados da aplicação da oficina, que foi vivenciada remotamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID8964_TB4786_04102023191759.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE ALISSANDRINE DE ARAÚJO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinealissandrinedaraujof" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }