ENSINANDO QUÍMICA DE FORMA LÚDICA E EXPERIMENTAL: PROPOSTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98647 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5273 "inscrito_id" => 18774 "titulo" => "ENSINANDO QUÍMICA DE FORMA LÚDICA E EXPERIMENTAL: PROPOSTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "O ensino de química costuma apresentar desafios, especialmente no contexto da educação pública, onde recursos limitados e a falta de infraestrutura podem ser obstáculos. No entanto, a realização de experimentos simples e acessíveis pode superar essas dificuldades, permitindo que os alunos vivenciem conceitos químicos de forma concreta e interativa. Dessa forma, a questão problemática que orientou o desenvolvimento deste trabalho foi: “como realizar experimentos com essas limitações?” Com base nessa problemática, definiu-se o objetivo geral: “despertar o interesse dos alunos pela disciplina, promovendo uma abordagem prática e dinâmica, que estimule a participação ativa e o aprendizado significativo referente ao conteúdo de ciências do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na cidade de Imperatriz-MA”. Neste trabalho, foram escolhidos experimentos de química que abordam os princípios básicos da disciplina de ciência. Esses experimentos foram adaptados para serem realizados com materiais de baixo custo e facilmente obtidos. Os temas explorados incluíram reações químicas, propriedades da matéria, estados físicos, soluções e absorção e bases. A escolha dos experimentos foi baseada na grade curricular escolar e na capacidade de despertar a curiosidade dos alunos. A pesquisa envolveu diferentes abordagens, como pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa-ação e estudo de caso. As etapas incluíram a coleta de informações em fontes bibliográficas, a elaboração de experimentos de acordo com o conteúdo das aulas ministradas, a criação e aplicação de atividades interativas após a aula e a análise combinada dos resultados. Os resultados sugerem que uma aula que aborda a experimentação possivelmente contribuiu para o desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica por parte dos alunos, além de promover uma compreensão mais ampla e integrada da matéria de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18774_TB5273_10122023143059.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA" "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98647 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5273 "inscrito_id" => 18774 "titulo" => "ENSINANDO QUÍMICA DE FORMA LÚDICA E EXPERIMENTAL: PROPOSTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "O ensino de química costuma apresentar desafios, especialmente no contexto da educação pública, onde recursos limitados e a falta de infraestrutura podem ser obstáculos. No entanto, a realização de experimentos simples e acessíveis pode superar essas dificuldades, permitindo que os alunos vivenciem conceitos químicos de forma concreta e interativa. Dessa forma, a questão problemática que orientou o desenvolvimento deste trabalho foi: “como realizar experimentos com essas limitações?” Com base nessa problemática, definiu-se o objetivo geral: “despertar o interesse dos alunos pela disciplina, promovendo uma abordagem prática e dinâmica, que estimule a participação ativa e o aprendizado significativo referente ao conteúdo de ciências do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na cidade de Imperatriz-MA”. Neste trabalho, foram escolhidos experimentos de química que abordam os princípios básicos da disciplina de ciência. Esses experimentos foram adaptados para serem realizados com materiais de baixo custo e facilmente obtidos. Os temas explorados incluíram reações químicas, propriedades da matéria, estados físicos, soluções e absorção e bases. A escolha dos experimentos foi baseada na grade curricular escolar e na capacidade de despertar a curiosidade dos alunos. A pesquisa envolveu diferentes abordagens, como pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa-ação e estudo de caso. As etapas incluíram a coleta de informações em fontes bibliográficas, a elaboração de experimentos de acordo com o conteúdo das aulas ministradas, a criação e aplicação de atividades interativas após a aula e a análise combinada dos resultados. Os resultados sugerem que uma aula que aborda a experimentação possivelmente contribuiu para o desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica por parte dos alunos, além de promover uma compreensão mais ampla e integrada da matéria de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18774_TB5273_10122023143059.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIA LARISSA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "KESSIA LARISSA" "autor_email" => "kessiasantos98@gmal.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }