Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um projeto, o qual leva para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio os contos realistas de Machado de Assis, e também ressalta a vida e principais obras desse escritor do final do século XIX. Mostra também a análise dos aspectos da historicidade, linguagem e temáticas recorrentes presentes nos contos machadianos assim como incentiva a leitura literária e a produção de textos a partir do conhecimento desses contos. Para isso, foram escolhidos os “Contos da Meia-Noite” para serem apresentados aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da rede estadual de Parintins-AM: Escola Estadual “Tomaszinho Meirelles” e Escola Estadual “Dom Gino Malvestio”. Estas escolas atendem cerca de 1.200 (mil e duzentos) alunos, das quais foram escolhidas duas turmas da série pretendida para o desenvolvimento das atividades do projeto. Cada turma de 2º ano tem cerca de 50 (cinquenta) alunos matriculados, perfazendo um total de 200 alunos. A metodologia utilizada inicia com a apresentação dos contos e do escritor aos estudantes pretendidos. Em seguida, foi feita leitura dos contos escolhidos, discussão em grupo das temáticas identificadas, análise da linguagem utilizada pelo autor e produção de novos contos. Foi realizada leitura e fichamento de obras que reforçaram o embasamento teórico e auxiliaram as bolsistas no desenvolvimento das atividades previstas, teóricos como Guimarães; Batista (2012); Terra (2014; 2018); Cosson (2014; 2017; 2021); Solé (1998); BNCC (2018); e outros, os quais contribuíram de forma efetiva para a construção desse arcabouço teórico tão necessário para a formação dos futuros professores e em qualquer projeto a ser oferecido em escolas públicas. Os resultados ressaltam a importância da leitura e produção de textos literários no contexto dos estudantes do Ensino Médio.