ORGANELAS CELULARES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA COMO PRÁTICA DE ENSINO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98686 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5327 "inscrito_id" => 16375 "titulo" => "ORGANELAS CELULARES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA COMO PRÁTICA DE ENSINO" "resumo" => "Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores na área de ciências é tornar a aula mais atrativa suscitando a motivação dos estudantes, a falta de equipamentos, de material didático e um ambiente agradável desestimula os educandos. O trabalho descrito foi realizado no Estágio do PIBID na Escola Estadual Jarbas Passarinho – Camaragibe. PE. De acordo com a BNCC devemos “explicar a organização básica das células e o seu papel como unidades estrutural e funcional dos seres vivos” Diante disso, pensamos criar um material didático sobre as organelas, produzido com materiais acessíveis, simples e de fácil compreensão para os alunos, produzimos o jogo: Identifique as organelas, onde os mesmos participaram ativamente no processo de produção e da criação das suas regras. A brincadeira foi realizada de maneira dinâmica, e respondia primeiro a equipe que lançasse o dado e caísse o número maior. Ganhou o grupo que teve mais acertos em relação as respostas do jogo. O objetivo do jogo Desenvolver e aplicar jogos para auxílio no processo ensino-aprendizagem de citologia. Para a realização do jogo, realizamos uma sequência didática desenvolvida em três aulas, onde realizamos uma aula expositiva e dialogada, em um momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de ler o material proposto, ver os vídeos e tirar dúvidas. Na segunda aula foi o momento de colocar a mão na massa e produzir fazendo a produção das organelas e onde foram decididas as regras do jogo, e o terceiro momento foi a da brincadeira. Os materiais utilizados para a confecção foram: cartolina branca, lápis grafite para desenhar, lápis de cor e lápis hidrocor para colorir, tesoura sem ponta para recortar e fita durex para expor no quadro. O trabalho realizado foi relativamente simples, mas a metodologia utilizada trouxe uma aprendizagem ativa e significativa para esses alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16375_TB5327_01102023204349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "cecinhapbarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98686 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5327 "inscrito_id" => 16375 "titulo" => "ORGANELAS CELULARES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATICA COMO PRÁTICA DE ENSINO" "resumo" => "Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores na área de ciências é tornar a aula mais atrativa suscitando a motivação dos estudantes, a falta de equipamentos, de material didático e um ambiente agradável desestimula os educandos. O trabalho descrito foi realizado no Estágio do PIBID na Escola Estadual Jarbas Passarinho – Camaragibe. PE. De acordo com a BNCC devemos “explicar a organização básica das células e o seu papel como unidades estrutural e funcional dos seres vivos” Diante disso, pensamos criar um material didático sobre as organelas, produzido com materiais acessíveis, simples e de fácil compreensão para os alunos, produzimos o jogo: Identifique as organelas, onde os mesmos participaram ativamente no processo de produção e da criação das suas regras. A brincadeira foi realizada de maneira dinâmica, e respondia primeiro a equipe que lançasse o dado e caísse o número maior. Ganhou o grupo que teve mais acertos em relação as respostas do jogo. O objetivo do jogo Desenvolver e aplicar jogos para auxílio no processo ensino-aprendizagem de citologia. Para a realização do jogo, realizamos uma sequência didática desenvolvida em três aulas, onde realizamos uma aula expositiva e dialogada, em um momento em que os estudantes tiveram a oportunidade de ler o material proposto, ver os vídeos e tirar dúvidas. Na segunda aula foi o momento de colocar a mão na massa e produzir fazendo a produção das organelas e onde foram decididas as regras do jogo, e o terceiro momento foi a da brincadeira. Os materiais utilizados para a confecção foram: cartolina branca, lápis grafite para desenhar, lápis de cor e lápis hidrocor para colorir, tesoura sem ponta para recortar e fita durex para expor no quadro. O trabalho realizado foi relativamente simples, mas a metodologia utilizada trouxe uma aprendizagem ativa e significativa para esses alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID16375_TB5327_01102023204349.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "cecinhapbarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }