SALAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO RURAL: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99145 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5925 "inscrito_id" => 19025 "titulo" => "SALAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO RURAL: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades em sala multisseriada da educação rural e/ou do campo. Para atingir esses objetivos, o estudo recorreu à construção de um mapeamento de pesquisas. Buscou-se essas investigações no facilitador de bancos de dados do Google Acadêmico e na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Do mapeamento construído, selecionamos os trabalhos que se enquadram nos objetivos e os analisamos a partir do aporte metodológico da metassíntese, que sugere seis etapas: 1. Identificar o interesse intelectual e qual o objetivo da pesquisa, 2. Decidir o que é relevante aos interesses e, consequentemente, os critérios iniciais de inclusão dos estudos, 3. A leitura dos estudos, 4. Determinar como os estudos estão relacionados, 5. Elaborar novas afirmações, mais concisas e amplas que correspondam ao conteúdo do conjunto dos resultados, mas que preservem o contexto do qual surgiram e 6. Elaborar a nova explicação de forma que seja equivalente a todos os estudos pesquisados. Entende-se, que a educação é uma condição indispensável à construção de uma sociedade justa e igualitária. Assim, é importante que todas as modalidades de ensino recebam uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes atendidos e consequentemente ampliando a participação social dos mesmos. Em relação à educação rural e/ou do campo, que geralmente possuem salas multisseriadas, além da prática pedagógica adequada dos educadores, a análise mostrou que a metodologia e os recursos empregados pelo docente fazem diferença no contexto educacional, devendo gerar significado e atender a especificidade dos alunos. Ainda, a metassíntese sugere que a escola deve criar estratégias múltiplas, tendo em vista possuírem, em maior parte, salas multisseriadas. Além disso, deve-se valorizar aspectos como: a formação continuada de educadores, comprometimento da equipe escolar, planejamento de ações e currículo flexível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19025_TB5925_04102023235902.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA CARV." "autor_email" => "valquiriapp2009@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99145 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5925 "inscrito_id" => 19025 "titulo" => "SALAS MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO RURAL: UMA METASSÍNTESE QUALITATIVA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O presente artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades em sala multisseriada da educação rural e/ou do campo. Para atingir esses objetivos, o estudo recorreu à construção de um mapeamento de pesquisas. Buscou-se essas investigações no facilitador de bancos de dados do Google Acadêmico e na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Do mapeamento construído, selecionamos os trabalhos que se enquadram nos objetivos e os analisamos a partir do aporte metodológico da metassíntese, que sugere seis etapas: 1. Identificar o interesse intelectual e qual o objetivo da pesquisa, 2. Decidir o que é relevante aos interesses e, consequentemente, os critérios iniciais de inclusão dos estudos, 3. A leitura dos estudos, 4. Determinar como os estudos estão relacionados, 5. Elaborar novas afirmações, mais concisas e amplas que correspondam ao conteúdo do conjunto dos resultados, mas que preservem o contexto do qual surgiram e 6. Elaborar a nova explicação de forma que seja equivalente a todos os estudos pesquisados. Entende-se, que a educação é uma condição indispensável à construção de uma sociedade justa e igualitária. Assim, é importante que todas as modalidades de ensino recebam uma educação de qualidade, visando à formação integral dos estudantes atendidos e consequentemente ampliando a participação social dos mesmos. Em relação à educação rural e/ou do campo, que geralmente possuem salas multisseriadas, além da prática pedagógica adequada dos educadores, a análise mostrou que a metodologia e os recursos empregados pelo docente fazem diferença no contexto educacional, devendo gerar significado e atender a especificidade dos alunos. Ainda, a metassíntese sugere que a escola deve criar estratégias múltiplas, tendo em vista possuírem, em maior parte, salas multisseriadas. Além disso, deve-se valorizar aspectos como: a formação continuada de educadores, comprometimento da equipe escolar, planejamento de ações e currículo flexível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19025_TB5925_04102023235902.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA CARV." "autor_email" => "valquiriapp2009@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }