INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98843 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5538 "inscrito_id" => 19257 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, tem sido alvo de discussões e polêmicas entre pesquisadores, professores e familiares, que buscam uma melhor qualidade no ensino oferecido para esta parcela da população. Os objetivos desta pesquisa foram analisar práticas de gestão e práticas docentes de sujeitos de duas escolas públicas municipais do município de Paranaguá, analisar os documentos legais norteadores das escolas que embasam o trabalho do professor, observar o cotidiano na busca de elementos que identifiquem aspectos inclusivos ou excludentes no espaço escolar, identificar as concepções de gestores e docentes sobre a inclusão de alunos com deficiência na escola. Optou-se pela pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, sendo utilizados a análise documental e a pesquisa de campo. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Para fundamentar tal pesquisa utilizou-se da abordagem histórico-cultural, tendo como autores de referência: Vygotsky (1988, 1991), Leontiev (1978), bem como de outros autores que abordam a aprendizagem de alunos com deficiência. A análise da coleta de dados indicou que ainda que os professores estejam familiarizados com a questão da inclusão, apresentam poucas práticas efetivamente inclusivas, privilegiando um ensino frontal e avaliação classificatória. Quanto aos gestores, embora tenham uma concepção clara do que é inclusão e quais seus pressupostos, não organizam os tempos e espaços escolares de modo a contemplar a articulação necessária entre professores das salas comuns e Sala de recursos multifuncionais, bem como, não criam estratégias para tornar a escola mais inclusiva e acolhedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19257_TB5538_20062023112028.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH REGINA STREISKY DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH REGIN" "autor_email" => "elizabeth.farias@unespar." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98843 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5538 "inscrito_id" => 19257 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, tem sido alvo de discussões e polêmicas entre pesquisadores, professores e familiares, que buscam uma melhor qualidade no ensino oferecido para esta parcela da população. Os objetivos desta pesquisa foram analisar práticas de gestão e práticas docentes de sujeitos de duas escolas públicas municipais do município de Paranaguá, analisar os documentos legais norteadores das escolas que embasam o trabalho do professor, observar o cotidiano na busca de elementos que identifiquem aspectos inclusivos ou excludentes no espaço escolar, identificar as concepções de gestores e docentes sobre a inclusão de alunos com deficiência na escola. Optou-se pela pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica, sendo utilizados a análise documental e a pesquisa de campo. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Para fundamentar tal pesquisa utilizou-se da abordagem histórico-cultural, tendo como autores de referência: Vygotsky (1988, 1991), Leontiev (1978), bem como de outros autores que abordam a aprendizagem de alunos com deficiência. A análise da coleta de dados indicou que ainda que os professores estejam familiarizados com a questão da inclusão, apresentam poucas práticas efetivamente inclusivas, privilegiando um ensino frontal e avaliação classificatória. Quanto aos gestores, embora tenham uma concepção clara do que é inclusão e quais seus pressupostos, não organizam os tempos e espaços escolares de modo a contemplar a articulação necessária entre professores das salas comuns e Sala de recursos multifuncionais, bem como, não criam estratégias para tornar a escola mais inclusiva e acolhedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19257_TB5538_20062023112028.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETH REGINA STREISKY DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETH REGIN" "autor_email" => "elizabeth.farias@unespar." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }