IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFRN/CN: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98901 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5613 "inscrito_id" => 6624 "titulo" => "IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFRN/CN: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relatório tem como tema central relatar as experiências obtidas nos primeiros 6 (seis) meses de participação no subprojeto da área de Química do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID através da escola parceira, visando apresentar as atividades que foram desenvolvidas durante este período. Assim, a escola parceira do Pibid foi a Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, também conhecida pela sua abreviação – IVP. A partir disso, o relatório buscará responder as seguintes perguntas: Quais atividades teóricas e práticas foram desenvolvidas no subprojeto da área de Química inserida na escola IVP? Como está sendo a execução do subprojeto da área de Química inserida na escola IVP? Quais serão os próximos passos? Quais as dificuldades encontradas durante a execução do subprojeto da área de Química no IVP? Dessa maneira, o relatório tem como objetivo geral registrar as atividades desenvolvidas a partir do relato de experiência da discente vinculada no Pibid, por meio da reflexão sobre sua prática e da compreensão da construção dos seus conhecimentos obtidos. O espaço da formação inicial de um docente consiste no apoio e colaboração de outros professores, consiste em compreender a complexidade da profissão em suas determinadas dimensões (NÓVOA, 2019). Diante dessa perspectiva, o trabalho reflete quais dimensões da docência foram alcançadas nesse período. Entre os principais resultados de cunho qualitativo conseguimos perceber a construção de habilidades pedagógicas, que envolvem a criação de estratégias, planejamento, comunicação, relação professor-aluno, competência cooperativa e a contribuição do Pibid de maneira clara e intensa com situações de participação ativa, em atividades teóricas e práticas ou desenvolvimento dessas atividades dentro do ensino de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6624_TB5613_20062023123410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA LOUIZE LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Rebeca Louize" "autor_email" => "louize.r@escolar.ifrn.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98901 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5613 "inscrito_id" => 6624 "titulo" => "IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFRN/CN: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relatório tem como tema central relatar as experiências obtidas nos primeiros 6 (seis) meses de participação no subprojeto da área de Química do programa institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID através da escola parceira, visando apresentar as atividades que foram desenvolvidas durante este período. Assim, a escola parceira do Pibid foi a Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, também conhecida pela sua abreviação – IVP. A partir disso, o relatório buscará responder as seguintes perguntas: Quais atividades teóricas e práticas foram desenvolvidas no subprojeto da área de Química inserida na escola IVP? Como está sendo a execução do subprojeto da área de Química inserida na escola IVP? Quais serão os próximos passos? Quais as dificuldades encontradas durante a execução do subprojeto da área de Química no IVP? Dessa maneira, o relatório tem como objetivo geral registrar as atividades desenvolvidas a partir do relato de experiência da discente vinculada no Pibid, por meio da reflexão sobre sua prática e da compreensão da construção dos seus conhecimentos obtidos. O espaço da formação inicial de um docente consiste no apoio e colaboração de outros professores, consiste em compreender a complexidade da profissão em suas determinadas dimensões (NÓVOA, 2019). Diante dessa perspectiva, o trabalho reflete quais dimensões da docência foram alcançadas nesse período. Entre os principais resultados de cunho qualitativo conseguimos perceber a construção de habilidades pedagógicas, que envolvem a criação de estratégias, planejamento, comunicação, relação professor-aluno, competência cooperativa e a contribuição do Pibid de maneira clara e intensa com situações de participação ativa, em atividades teóricas e práticas ou desenvolvimento dessas atividades dentro do ensino de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6624_TB5613_20062023123410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBECA LOUIZE LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Rebeca Louize" "autor_email" => "louize.r@escolar.ifrn.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }