REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL E SUAS INTERFACES COM O CURRÍCULO PAULISTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99978 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7023 "inscrito_id" => 21779 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL E SUAS INTERFACES COM O CURRÍCULO PAULISTA" "resumo" => "Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada Processos de inclusão digital no Programa Inova Educação das escolas estaduais de ensino médio integral do município de Sumaré – São Paulo, que teve por objetivo investigar como ocorrem os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas da inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação. Neste contexto, se propõe a refletir sobre a formação dos professores em tecnologias da informação e comunicação (TIC), tema este que ocupa grande espaço na formulação de políticas públicas para a educação e inclusão digital nas escolas estaduais. Assim, foi realizado uma pesquisa documental objetivando investigar por meio de leis, decretos, documentos federais e estaduais a formação do professor em TIC no Programa Inova Educação da Secretaria de Educação de São Paulo-Seduc, bem como se há ou não processos de inclusão digital dos professores que atuam no Programa Inova. É notório a criação de políticas públicas e a inserção das TIC no currículo paulista e na criação de projetos e programas para uso das tecnologias em sala de aula, mas será que são suficientes para promover inclusão digital dos professores? Conclui-se que, investir e instrumentalizar as escolas sem se preocupar com a formação continuada e em serviço dos professores em TIC não promove inclusão digital e não desenvolve o pensamento crítico do professor e consequentemente do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21779_TB7023_23102023081536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO FIUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adriano.fiuza@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99978 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7023 "inscrito_id" => 21779 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL E SUAS INTERFACES COM O CURRÍCULO PAULISTA" "resumo" => "Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada Processos de inclusão digital no Programa Inova Educação das escolas estaduais de ensino médio integral do município de Sumaré – São Paulo, que teve por objetivo investigar como ocorrem os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas da inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação. Neste contexto, se propõe a refletir sobre a formação dos professores em tecnologias da informação e comunicação (TIC), tema este que ocupa grande espaço na formulação de políticas públicas para a educação e inclusão digital nas escolas estaduais. Assim, foi realizado uma pesquisa documental objetivando investigar por meio de leis, decretos, documentos federais e estaduais a formação do professor em TIC no Programa Inova Educação da Secretaria de Educação de São Paulo-Seduc, bem como se há ou não processos de inclusão digital dos professores que atuam no Programa Inova. É notório a criação de políticas públicas e a inserção das TIC no currículo paulista e na criação de projetos e programas para uso das tecnologias em sala de aula, mas será que são suficientes para promover inclusão digital dos professores? Conclui-se que, investir e instrumentalizar as escolas sem se preocupar com a formação continuada e em serviço dos professores em TIC não promove inclusão digital e não desenvolve o pensamento crítico do professor e consequentemente do educando." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21779_TB7023_23102023081536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO FIUZA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adriano.fiuza@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }