EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E ESPORTES: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO/GÊNERO NO CAMPO DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98939 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5662 "inscrito_id" => 10833 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E ESPORTES: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO/GÊNERO NO CAMPO DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS" "resumo" => "Considerando que o trabalho não é algo natural e deve ser ensinado na vida em sociedade, e que este saber depende da aprendizagem, podendo ser assimilado na família, na igreja, na escola, na cidade, no brincar, entre outros círculos sociais, a “educação para o trabalho” tem o objetivo de formar o trabalhador em vários sentidos, inclusive nas dimensões éticas, morais e comportamentais. Neste sentido Altmann (1999), Olinto (2011) e Auad (2012) afirmam que desde a infância meninos e meninas são educados de formas diferentes, e a partir desta socialização as mulheres são levadas a seguir caminhos marcadamente diferentes, daqueles escolhidos pelos homens. Segundo Sousa e Altmann (1999) desde o ensino da educação física escolar, manteve-se a ideia de práticas “femininas” e “masculinas”, e esta concepção se reflete nas normas, no espaço físico, nas técnicas e nos conteúdos de ensino, sejam eles a ginástica, os jogos ou esportes. Nesta pesquisa buscamos refletir sobre as relações sociais de sexo/gênero no campo das lutas e artes marciais e demonstrar por meio de uma revisão teórico-bibliográfica e de dados coletados em pesquisa qualitativa, os desafios e possibilidades encontrados pelas mulheres no mundo das lutas e artes marciais, um campo majoritariamente “masculino”, historicamente considerado inapropriado para mulheres. Como base teórica, buscamos os estudos das autoras Helena Hirata (2003), Danièlle Kergoart (2007) e Gilda Olinto (2011), como base histórica recorremos às autoras Ana Miragaya (2002), Ludmila Mourão (2000, 2002), Katia Rubio (1999, 2003) e Helena Altmann (1999) acadêmicas reconhecidas no estudo de gênero no campo da educação física e como base empírica utilizamos a pesquisa realizada pela autora Ester Bernabé (2021) com mulheres instrutoras de Jiu-jitsu, que demonstrou as assimetrias nas relações sociais de sexo/gênero no campo das lutas e artes marciais, considerado um ambiente hostil para as mulheres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10833_TB5662_20112023101752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER GOMES BERNABÉ" "autor_nome_curto" => "ESTER BERNABÉ" "autor_email" => "ester.bernabe@uemg.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98939 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5662 "inscrito_id" => 10833 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO E ESPORTES: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO/GÊNERO NO CAMPO DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS" "resumo" => "Considerando que o trabalho não é algo natural e deve ser ensinado na vida em sociedade, e que este saber depende da aprendizagem, podendo ser assimilado na família, na igreja, na escola, na cidade, no brincar, entre outros círculos sociais, a “educação para o trabalho” tem o objetivo de formar o trabalhador em vários sentidos, inclusive nas dimensões éticas, morais e comportamentais. Neste sentido Altmann (1999), Olinto (2011) e Auad (2012) afirmam que desde a infância meninos e meninas são educados de formas diferentes, e a partir desta socialização as mulheres são levadas a seguir caminhos marcadamente diferentes, daqueles escolhidos pelos homens. Segundo Sousa e Altmann (1999) desde o ensino da educação física escolar, manteve-se a ideia de práticas “femininas” e “masculinas”, e esta concepção se reflete nas normas, no espaço físico, nas técnicas e nos conteúdos de ensino, sejam eles a ginástica, os jogos ou esportes. Nesta pesquisa buscamos refletir sobre as relações sociais de sexo/gênero no campo das lutas e artes marciais e demonstrar por meio de uma revisão teórico-bibliográfica e de dados coletados em pesquisa qualitativa, os desafios e possibilidades encontrados pelas mulheres no mundo das lutas e artes marciais, um campo majoritariamente “masculino”, historicamente considerado inapropriado para mulheres. Como base teórica, buscamos os estudos das autoras Helena Hirata (2003), Danièlle Kergoart (2007) e Gilda Olinto (2011), como base histórica recorremos às autoras Ana Miragaya (2002), Ludmila Mourão (2000, 2002), Katia Rubio (1999, 2003) e Helena Altmann (1999) acadêmicas reconhecidas no estudo de gênero no campo da educação física e como base empírica utilizamos a pesquisa realizada pela autora Ester Bernabé (2021) com mulheres instrutoras de Jiu-jitsu, que demonstrou as assimetrias nas relações sociais de sexo/gênero no campo das lutas e artes marciais, considerado um ambiente hostil para as mulheres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10833_TB5662_20112023101752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER GOMES BERNABÉ" "autor_nome_curto" => "ESTER BERNABÉ" "autor_email" => "ester.bernabe@uemg.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }