AS POSSIBILIDADES DE LEITURA MULTIMODAIS DE TIRINHAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99021 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5767 "inscrito_id" => 11048 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DE LEITURA MULTIMODAIS DE TIRINHAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Conforme Nascimento, Bezerra e Herbele (2011), os estudos acerca da multimodalidade e dos multiletramentos evidenciam a necessidade de compreendermos como outros recursos semióticos, que transcendem o verbal, estão inter-relacionados nos textos. Neste sentido, o que problematizamos é a relevância de realizar leituras que englobem diferentes unidades semióticas, como as imagens, que sendo textos, são dotadas de sentido. Por sua vez, a tirinha é um gênero textual de curta extensão, mas que possui muitas semioses, tais como simulações de movimentos, cores, enquadramento e distribuições de elementos que relacionam a linguagem verbal e não verbal de forma simultânea. No entanto, como ressalta Neves (2011), até mesmo nos livros didáticos, o que costumamos ver são atividades utilizando tirinhas para identificar aspectos gramaticais ou sentenças desconexas, tratando o texto como uma “peça morta”. Por isso, do ponto de vista metodológico, analisaremos tirinhas diversas, como “Armandinho” e “Dona Anésia”, dos autores Alexandre Beck e Will Leite, considerando os elementos multimodais dessas construções textuais, correlacionando e propondo formas didáticas de realizar leituras desses textos com alunos do 4º ano do ensino fundamental – anos iniciais. A hipótese levantada é que por mais que no 4º ano os alunos já consigam fazer leituras e produções textuais verbais, nem sempre essas práticas de letramento consideram a importância dos aspectos visuais. Para Clark e Mayer (2005) os alunos aprendem melhor fazendo conexões mentais entre imagens e palavras, de modo que centrar-se apenas no léxico pode resultar numa aprendizagem superficial. Por isso, para o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos acerca dos aspectos envoltos da língua é necessário que os discentes tenham uma visão mais ampla sobre a concepção de texto, não se prendendo apenas ao verbal, sobretudo, à escrita. Desta forma, é preciso que se trabalhe os aspectos multimodais de forma sistemática, tendo em vista sua relevância na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11048_TB5767_20062023143954.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA ELIZABETE DA SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Camila Silva" "autor_email" => "camillaelizabete@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99021 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5767 "inscrito_id" => 11048 "titulo" => "AS POSSIBILIDADES DE LEITURA MULTIMODAIS DE TIRINHAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TURMAS DO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Conforme Nascimento, Bezerra e Herbele (2011), os estudos acerca da multimodalidade e dos multiletramentos evidenciam a necessidade de compreendermos como outros recursos semióticos, que transcendem o verbal, estão inter-relacionados nos textos. Neste sentido, o que problematizamos é a relevância de realizar leituras que englobem diferentes unidades semióticas, como as imagens, que sendo textos, são dotadas de sentido. Por sua vez, a tirinha é um gênero textual de curta extensão, mas que possui muitas semioses, tais como simulações de movimentos, cores, enquadramento e distribuições de elementos que relacionam a linguagem verbal e não verbal de forma simultânea. No entanto, como ressalta Neves (2011), até mesmo nos livros didáticos, o que costumamos ver são atividades utilizando tirinhas para identificar aspectos gramaticais ou sentenças desconexas, tratando o texto como uma “peça morta”. Por isso, do ponto de vista metodológico, analisaremos tirinhas diversas, como “Armandinho” e “Dona Anésia”, dos autores Alexandre Beck e Will Leite, considerando os elementos multimodais dessas construções textuais, correlacionando e propondo formas didáticas de realizar leituras desses textos com alunos do 4º ano do ensino fundamental – anos iniciais. A hipótese levantada é que por mais que no 4º ano os alunos já consigam fazer leituras e produções textuais verbais, nem sempre essas práticas de letramento consideram a importância dos aspectos visuais. Para Clark e Mayer (2005) os alunos aprendem melhor fazendo conexões mentais entre imagens e palavras, de modo que centrar-se apenas no léxico pode resultar numa aprendizagem superficial. Por isso, para o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos acerca dos aspectos envoltos da língua é necessário que os discentes tenham uma visão mais ampla sobre a concepção de texto, não se prendendo apenas ao verbal, sobretudo, à escrita. Desta forma, é preciso que se trabalhe os aspectos multimodais de forma sistemática, tendo em vista sua relevância na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11048_TB5767_20062023143954.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA ELIZABETE DA SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Camila Silva" "autor_email" => "camillaelizabete@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }