GÊNERO ENTREVISTA DE EMPREGO NA EJA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5812 "inscrito_id" => 21259 "titulo" => "GÊNERO ENTREVISTA DE EMPREGO NA EJA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O sistema educacional brasileiro apoia-se em documentos oficiais norteadores da educação básica, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Este documento considera que o ensino de Língua Portuguesa seja articulado por meio de quatro eixos de ensino: oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística/semiótica, apontando o trabalho em torno do texto. A utilização de textos de variados gêneros discursivos no processo ensino-aprendizagem proporciona ao aluno a construção de sua competência discursiva. No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando empreendemos uma abordagem a partir dos gêneros discursivos, buscamos desenvolver as competências comunicativas dos alunos, oportunizadas a partir de situações reais de comunicação. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva apresentar uma sequência de aulas para a didatização do gênero Entrevista de Emprego no contexto da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio. Essa proposta tem como base as concepções de sequência didática de Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004). Entretanto, estrutura-se a partir do trabalho de integração entre os eixos de ensino de Língua Portuguesa em torno de um gênero, previstos na BNCC. A sequência de aulas constitui uma alternativa de articulação para o trabalho com o gênero textual Entrevista de emprego no contexto da EJA, com atividades planejadas e orientadas não como uma forma definitiva de explorar o gênero, mas com o objetivo de promover uma aprendizagem organizada e definida, apoiando-se em estratégias desafiadoras e enriquecedoras à aprendizagem dos alunos. Por fim, evidenciamos a relevância do ensino de Língua Portuguesa a partir dos eixos de integração de Língua Portuguesa correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica por meio das atividades sugeridas em cada aula. Essa integração vislumbra desenvolver habilidades do educando, especialmente sobre a capacidade argumentativa e compreensão das diferentes condições de produção do discurso nesse contexto social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21259_TB5812_04102023072131.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINY VIEIRA DE ABRANTES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Janiny Vieira d" "autor_email" => "janiny.abrantes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99057 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5812 "inscrito_id" => 21259 "titulo" => "GÊNERO ENTREVISTA DE EMPREGO NA EJA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O sistema educacional brasileiro apoia-se em documentos oficiais norteadores da educação básica, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018). Este documento considera que o ensino de Língua Portuguesa seja articulado por meio de quatro eixos de ensino: oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística/semiótica, apontando o trabalho em torno do texto. A utilização de textos de variados gêneros discursivos no processo ensino-aprendizagem proporciona ao aluno a construção de sua competência discursiva. No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando empreendemos uma abordagem a partir dos gêneros discursivos, buscamos desenvolver as competências comunicativas dos alunos, oportunizadas a partir de situações reais de comunicação. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva apresentar uma sequência de aulas para a didatização do gênero Entrevista de Emprego no contexto da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio. Essa proposta tem como base as concepções de sequência didática de Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004). Entretanto, estrutura-se a partir do trabalho de integração entre os eixos de ensino de Língua Portuguesa em torno de um gênero, previstos na BNCC. A sequência de aulas constitui uma alternativa de articulação para o trabalho com o gênero textual Entrevista de emprego no contexto da EJA, com atividades planejadas e orientadas não como uma forma definitiva de explorar o gênero, mas com o objetivo de promover uma aprendizagem organizada e definida, apoiando-se em estratégias desafiadoras e enriquecedoras à aprendizagem dos alunos. Por fim, evidenciamos a relevância do ensino de Língua Portuguesa a partir dos eixos de integração de Língua Portuguesa correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica por meio das atividades sugeridas em cada aula. Essa integração vislumbra desenvolver habilidades do educando, especialmente sobre a capacidade argumentativa e compreensão das diferentes condições de produção do discurso nesse contexto social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21259_TB5812_04102023072131.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINY VIEIRA DE ABRANTES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Janiny Vieira d" "autor_email" => "janiny.abrantes@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }