ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS: ENTRE AS MÚLTIPLAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99083 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5844 "inscrito_id" => 19610 "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS: ENTRE AS MÚLTIPLAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS" "resumo" => "A Instituição de ensino tem um importante papel na Educação, pois é responsável pelo desenvolvimento das competências básicas dos estudantes. Sabemos que, o ensino-aprendizagem de química, precisa ser fortalecido, ele está muito distante do que o aluno vivência hoje, Por exemplo, em relação aos conceitos de Química, a abordagem dos conteúdos, poderia dá ênfase, a acontecimentos reais do dia-a-dia dos discentes proporcionando uma reflexão crítica, consequentemente isso iria contribuir na formação para o exercício da cidadania dos alunos. Assim, na busca de repensar o ensino de Química relacionado à realidade do estudante, realizamos atividades experimentais e contextualizadas, relacionadas entre as múltiplas áreas de conhecimento, como as obras de Cruz e Sousa, poeta negro de Santa Catarina, Conceição Evaristo, e entre outros autores. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância de atividades experimentais e contextualizadas como instrumento pedagógico para construção de aprendizagem integradas no Ensino de Química, entre as múltiplas áreas de conhecimento, em uma escola pública de atuação do MOCIM ( Mostra Cientifica Multidisciplinar) na cidade de CARUARU - PE. A abordagem metodológica desta pesquisa se-caracterizou como quantitativa, com seus objetivos voltados ao aspecto exploratório ao qual coletamos dados que possibilitaram conhecer, discutir e compreender algumas concepções dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química. Os resultados Esperados foram satisfatórios, os discentes compreenderam e relacionaram os conceitos de química com, obras de Cruz e Sousa, e Conceição Evaristo, Mariele Franco, Paulo Freire, Malala e Oscar Niemeyer e o seu significado, e conseguiram diminuir a abstração da Química a partir dessas atividades vivenciadas na MOCIM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19610_TB5844_20062023152304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLY CARMEM" "autor_nome_curto" => "WILLY CARMEM" "autor_email" => "willycsilva.ufpe@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99083 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5844 "inscrito_id" => 19610 "titulo" => "ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E CONTEXTUALIZADAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS: ENTRE AS MÚLTIPLAS ÁREAS DE CONHECIMENTOS" "resumo" => "A Instituição de ensino tem um importante papel na Educação, pois é responsável pelo desenvolvimento das competências básicas dos estudantes. Sabemos que, o ensino-aprendizagem de química, precisa ser fortalecido, ele está muito distante do que o aluno vivência hoje, Por exemplo, em relação aos conceitos de Química, a abordagem dos conteúdos, poderia dá ênfase, a acontecimentos reais do dia-a-dia dos discentes proporcionando uma reflexão crítica, consequentemente isso iria contribuir na formação para o exercício da cidadania dos alunos. Assim, na busca de repensar o ensino de Química relacionado à realidade do estudante, realizamos atividades experimentais e contextualizadas, relacionadas entre as múltiplas áreas de conhecimento, como as obras de Cruz e Sousa, poeta negro de Santa Catarina, Conceição Evaristo, e entre outros autores. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância de atividades experimentais e contextualizadas como instrumento pedagógico para construção de aprendizagem integradas no Ensino de Química, entre as múltiplas áreas de conhecimento, em uma escola pública de atuação do MOCIM ( Mostra Cientifica Multidisciplinar) na cidade de CARUARU - PE. A abordagem metodológica desta pesquisa se-caracterizou como quantitativa, com seus objetivos voltados ao aspecto exploratório ao qual coletamos dados que possibilitaram conhecer, discutir e compreender algumas concepções dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Química. Os resultados Esperados foram satisfatórios, os discentes compreenderam e relacionaram os conceitos de química com, obras de Cruz e Sousa, e Conceição Evaristo, Mariele Franco, Paulo Freire, Malala e Oscar Niemeyer e o seu significado, e conseguiram diminuir a abstração da Química a partir dessas atividades vivenciadas na MOCIM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19610_TB5844_20062023152304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLY CARMEM" "autor_nome_curto" => "WILLY CARMEM" "autor_email" => "willycsilva.ufpe@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }