REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99341 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6177 "inscrito_id" => 18590 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre a formação inicial de professoras dos anos iniciais no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, ao vivenciarem prática antecipada à docência e o uso de investigação como prática de ensino. O Clube de Ciências é um espaço institucional de formação de professores, que proporciona prática antecipada à docência para licenciandos das diferentes áreas da Universidade Federal do Pará, articulada com a iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica. Nesse processo formativo, a reflexão de professores, coaduna com a necessidade de aprender sobre a própria profissão professor, por meio de contextos que incentivam a pesquisa, a investigação e o ensino de ciências. Nesse sentido, esta pesquisa é qualitativa, pois trabalha com a subjetividade e reflexão dos participantes, algo que não pode ser mensurado e nem quantificado. Os colaboradores são duas licenciandas do curso de Licenciatura Integrada, participantes do Clube de Ciências. Como dados da pesquisa, utilizamos o plano de aula e os diários das duas futuras professoras, que foram tratados por meio da análise textual discursiva. A experiência em análise refere-se a uma atividade, que gerou as reflexões formativas, foi uma experimentação investigativa que faz parte de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), que tratou de condução elétrica, mas especificamente, a condução por substância condutora e isolante (água mineral e água destilada). Por meio da problematização do tema e das condições criadas para a geração de hipóteses, testes e discussões, a experimentação, foi um recurso para a produção de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. A partir disso, compreendemos que a prática pedagógica articulada com reflexões críticas sobre o processo de ensino-aprendizagem em ciências pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais, tendo ênfase no interesse e na qualidade do aprender dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18590_TB6177_10122023204807.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA BARBOSA DINIZ" "autor_nome_curto" => "JULIANA DINIZ" "autor_email" => "dinizjuliana2004@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99341 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6177 "inscrito_id" => 18590 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre a formação inicial de professoras dos anos iniciais no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, ao vivenciarem prática antecipada à docência e o uso de investigação como prática de ensino. O Clube de Ciências é um espaço institucional de formação de professores, que proporciona prática antecipada à docência para licenciandos das diferentes áreas da Universidade Federal do Pará, articulada com a iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica. Nesse processo formativo, a reflexão de professores, coaduna com a necessidade de aprender sobre a própria profissão professor, por meio de contextos que incentivam a pesquisa, a investigação e o ensino de ciências. Nesse sentido, esta pesquisa é qualitativa, pois trabalha com a subjetividade e reflexão dos participantes, algo que não pode ser mensurado e nem quantificado. Os colaboradores são duas licenciandas do curso de Licenciatura Integrada, participantes do Clube de Ciências. Como dados da pesquisa, utilizamos o plano de aula e os diários das duas futuras professoras, que foram tratados por meio da análise textual discursiva. A experiência em análise refere-se a uma atividade, que gerou as reflexões formativas, foi uma experimentação investigativa que faz parte de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), que tratou de condução elétrica, mas especificamente, a condução por substância condutora e isolante (água mineral e água destilada). Por meio da problematização do tema e das condições criadas para a geração de hipóteses, testes e discussões, a experimentação, foi um recurso para a produção de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes. A partir disso, compreendemos que a prática pedagógica articulada com reflexões críticas sobre o processo de ensino-aprendizagem em ciências pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais, tendo ênfase no interesse e na qualidade do aprender dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18590_TB6177_10122023204807.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA BARBOSA DINIZ" "autor_nome_curto" => "JULIANA DINIZ" "autor_email" => "dinizjuliana2004@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }