O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ELIPSE: UMA EXPERÊNCIA VIVENCIADA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA POR MEIO DE DOBRADURAS E DO GEOGEBRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6284 "inscrito_id" => 10455 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ELIPSE: UMA EXPERÊNCIA VIVENCIADA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA POR MEIO DE DOBRADURAS E DO GEOGEBRA" "resumo" => "O presente estudo apresenta uma experiência desenvolvida em uma sala de aula de matemática. Com isso, analisamos como o uso de Dobraduras e do Geogebra potencializaram a compreensão da definição de Elipse. Assim, esta pesquisa fundamenta-se em dois aspectos relevantes, tais como: apresentar algumas definições da elipse, utilizando dobraduras e o Geogebra, com o propósito de proporcionar aos alunos uma aprendizagem com compreensão; e do ponto de vista didático\x02pedagógico, podemos destacar as potencialidades das tecnologias no processo ensino-aprendizagem de Matemática, visto que trata-se de um recurso que está bem presente no cotidiano dos alunos. A investigação se deu por meio de uma oficina com duração de quatro horas, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Município de Alagoinha-PB. Dentre os resultados, ressaltamos que a interação dos alunos durante a oficina é advinda de uma proposta dinâmica e investigativa em sala de aula, que deu voz aos mesmos, permitindo que eles sejam sujeitos ativo na construção de sua aprendizagem matemática. Ademais, as diferentes formas de abordar a definição de Elipse possibilitou dá significado ao estudo deste tópico matemático. Concluímos, destacando a necessidade dos professores trabalharem como metodologias que oportunize aos alunos a oportunidade de participar ativamente do seu próprio processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10455_TB6284_10112023170334.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES" "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99429 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6284 "inscrito_id" => 10455 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ELIPSE: UMA EXPERÊNCIA VIVENCIADA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA POR MEIO DE DOBRADURAS E DO GEOGEBRA" "resumo" => "O presente estudo apresenta uma experiência desenvolvida em uma sala de aula de matemática. Com isso, analisamos como o uso de Dobraduras e do Geogebra potencializaram a compreensão da definição de Elipse. Assim, esta pesquisa fundamenta-se em dois aspectos relevantes, tais como: apresentar algumas definições da elipse, utilizando dobraduras e o Geogebra, com o propósito de proporcionar aos alunos uma aprendizagem com compreensão; e do ponto de vista didático\x02pedagógico, podemos destacar as potencialidades das tecnologias no processo ensino-aprendizagem de Matemática, visto que trata-se de um recurso que está bem presente no cotidiano dos alunos. A investigação se deu por meio de uma oficina com duração de quatro horas, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Município de Alagoinha-PB. Dentre os resultados, ressaltamos que a interação dos alunos durante a oficina é advinda de uma proposta dinâmica e investigativa em sala de aula, que deu voz aos mesmos, permitindo que eles sejam sujeitos ativo na construção de sua aprendizagem matemática. Ademais, as diferentes formas de abordar a definição de Elipse possibilitou dá significado ao estudo deste tópico matemático. Concluímos, destacando a necessidade dos professores trabalharem como metodologias que oportunize aos alunos a oportunidade de participar ativamente do seu próprio processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10455_TB6284_10112023170334.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES" "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }