APLICAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC’S) NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM SOBRE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, GASES E MEIO AMBIENTE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99509 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6389 "inscrito_id" => 15275 "titulo" => "APLICAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC’S) NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM SOBRE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, GASES E MEIO AMBIENTE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo tem como principal objetivo analisar a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio a partir da abordagem de uma Questão Sociocientífica (QSC) sobre combustíveis fósseis, gases e suas relações com o meio ambiente. A partir disso, entende-se que as QSC’s se caracterizam por apresentarem uma metodologia de aprendizagem significativa baseada em problemas controversos e complexos que fazem parte do cotidiano, necessitando de conhecimento científico e da ética para serem resolvidos. Com a temática principal direcionada ao estudo sobre os combustíveis fósseis, gases e meio ambiente, a aplicação da intervenção em sala se deu através de uma sequência de aulas ministradas pelos discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos de uma turma de 2° ano do ensino médio. Dessa maneira, os dados foram coletados a partir de questionários aplicados antes e após a realização das aulas, para a averiguação dos conhecimentos prévios e posteriores, além de uma entrevista feita com os alunos com o intuito de avaliação desta metodologia de ensino envolvendo QSC’s. Com base nos resultados obtidos, observou-se que os alunos apresentaram um desempenho considerável em relação às suas respectivas respostas no questionário posterior à aula, com índices de pontuações acima da média em comparação ao questionário voltado para os conhecimentos prévios. Dentro da perspectiva das respostas da entrevista, foi possível identificar a efetivação da aprendizagem do conteúdo presente na QSC por meio da satisfação dos alunos em relação a uma nova forma de ensino em sala de aula. Assim, baseando-se nos resultados obtidos, foi constatado o impacto das questões sociocientíficas na sociedade de forma geral e como os licenciandos podem relacionar as mesmas com a disciplina em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15275_TB6389_04102023162432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON MEDEIROS DE MAGALHÃES LIMA" "autor_nome_curto" => "Emerson M. Lima" "autor_email" => "emerson.medeiros@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99509 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6389 "inscrito_id" => 15275 "titulo" => "APLICAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS (QSC’S) NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM SOBRE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, GASES E MEIO AMBIENTE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo tem como principal objetivo analisar a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio a partir da abordagem de uma Questão Sociocientífica (QSC) sobre combustíveis fósseis, gases e suas relações com o meio ambiente. A partir disso, entende-se que as QSC’s se caracterizam por apresentarem uma metodologia de aprendizagem significativa baseada em problemas controversos e complexos que fazem parte do cotidiano, necessitando de conhecimento científico e da ética para serem resolvidos. Com a temática principal direcionada ao estudo sobre os combustíveis fósseis, gases e meio ambiente, a aplicação da intervenção em sala se deu através de uma sequência de aulas ministradas pelos discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos de uma turma de 2° ano do ensino médio. Dessa maneira, os dados foram coletados a partir de questionários aplicados antes e após a realização das aulas, para a averiguação dos conhecimentos prévios e posteriores, além de uma entrevista feita com os alunos com o intuito de avaliação desta metodologia de ensino envolvendo QSC’s. Com base nos resultados obtidos, observou-se que os alunos apresentaram um desempenho considerável em relação às suas respectivas respostas no questionário posterior à aula, com índices de pontuações acima da média em comparação ao questionário voltado para os conhecimentos prévios. Dentro da perspectiva das respostas da entrevista, foi possível identificar a efetivação da aprendizagem do conteúdo presente na QSC por meio da satisfação dos alunos em relação a uma nova forma de ensino em sala de aula. Assim, baseando-se nos resultados obtidos, foi constatado o impacto das questões sociocientíficas na sociedade de forma geral e como os licenciandos podem relacionar as mesmas com a disciplina em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15275_TB6389_04102023162432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON MEDEIROS DE MAGALHÃES LIMA" "autor_nome_curto" => "Emerson M. Lima" "autor_email" => "emerson.medeiros@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }