AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PEDAGOGOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99622 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6548 "inscrito_id" => 19645 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PEDAGOGOS." "resumo" => "O programa de iniciação à docência (PIBID) busca inserir acadêmicos de cursos de licenciatura para a contextualização dentro da rede pública de ensino, proporcionando vivências e convivências com a comunidade escolar e fortalecendo uma formação de qualidade aos profissionais da educação. O presente trabalho partiu das observações e coletas de dados na E.M.E.I Tia Madalena, localizada na cidade de Macapá-AP, bairro Beirol, por intermédio dos acadêmicos inseridos no programa de iniciação à docência (PIBID CAPES), subprojeto pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). A investigação questiona quais as contribuições do Pibid na formação de futuros pedagogos, referente a práxis pedagógica? O trabalho é fundamentado, principalmente, na visão dos autores Paulo Freire e Maria Montessori e Vigotski. Tem como objetivos refletir os impactos que o PIBID provoca na percepção dos acadêmicos no que refere à práxis docente; observar como ocorre o processo dialógico entre teoria e prática dentro de sala de aula; analisar de que forma o PIBID contribui para uma visão mais crítica do acadêmico dentro de sala de aula e, consequentemente, para um desenvolvimento e aprimoramento de sua prática pedagógica. Os resultados indicam que processo de integração dos acadêmicos do curso de licenciatura em pedagogia dentro de sala da aula é de extrema importância para a formação, uma vez que a aproximação dos discentes com a realidade educacional enriquece o seu aprendizado e suas perspectivas pedagógicas, e produz um diálogo formativo entre a comunidade escolar e o acadêmico, preparando-o para que futuramente possa ressignificar e exercer um trabalho docente transformador. Além disso, demonstra que a teoria discutida na academia por si só não forma plenamente o licenciado, todavia é enriquecida pelas dimensões da docência vivenciada na realidade dentro das escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19645_TB6548_20062023202122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUCAS LEMOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Pedro Lucas" "autor_email" => "pedrolucasas13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99622 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6548 "inscrito_id" => 19645 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PEDAGOGOS." "resumo" => "O programa de iniciação à docência (PIBID) busca inserir acadêmicos de cursos de licenciatura para a contextualização dentro da rede pública de ensino, proporcionando vivências e convivências com a comunidade escolar e fortalecendo uma formação de qualidade aos profissionais da educação. O presente trabalho partiu das observações e coletas de dados na E.M.E.I Tia Madalena, localizada na cidade de Macapá-AP, bairro Beirol, por intermédio dos acadêmicos inseridos no programa de iniciação à docência (PIBID CAPES), subprojeto pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). A investigação questiona quais as contribuições do Pibid na formação de futuros pedagogos, referente a práxis pedagógica? O trabalho é fundamentado, principalmente, na visão dos autores Paulo Freire e Maria Montessori e Vigotski. Tem como objetivos refletir os impactos que o PIBID provoca na percepção dos acadêmicos no que refere à práxis docente; observar como ocorre o processo dialógico entre teoria e prática dentro de sala de aula; analisar de que forma o PIBID contribui para uma visão mais crítica do acadêmico dentro de sala de aula e, consequentemente, para um desenvolvimento e aprimoramento de sua prática pedagógica. Os resultados indicam que processo de integração dos acadêmicos do curso de licenciatura em pedagogia dentro de sala da aula é de extrema importância para a formação, uma vez que a aproximação dos discentes com a realidade educacional enriquece o seu aprendizado e suas perspectivas pedagógicas, e produz um diálogo formativo entre a comunidade escolar e o acadêmico, preparando-o para que futuramente possa ressignificar e exercer um trabalho docente transformador. Além disso, demonstra que a teoria discutida na academia por si só não forma plenamente o licenciado, todavia é enriquecida pelas dimensões da docência vivenciada na realidade dentro das escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19645_TB6548_20062023202122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUCAS LEMOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Pedro Lucas" "autor_email" => "pedrolucasas13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }