ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN (CAMPUS IPANGUAÇU) EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CHEMSKETCH COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
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No que diz respeito a disciplina de Química, diversas pesquisas tratam de estratégias buscando a facilitação da aprendizagem, sendo assim destacam-se as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que nada mais são que recursos didáticos, como por exemplo, vídeos, filmes, jogos e nesse caso softwares que buscam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre esses, vale ressaltar o software chemsketch, muito utilizado nas aulas de química orgânica, pois é bastante intuitivo, permite desenhar diversas moléculas orgânicas, dispõe de ferramentas que oferecem dados sobre as propriedades das moléculas, otimização da geometria, verifica formas tautoméricas, enumera os átomos da cadeia, fornece o nome de diversas, além de ter a opção de visualização 3 D e é gratuito. 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