A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e da formação de jovens e adultos, permitindo a conclusão dos estudos e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à vida pessoal e profissional. No entanto, o ensino de Ciências, nessa modalidade, apresenta desafios específicos, como a falta de formação adequada dos professores, a defasagem curricular e a dificuldade de engajamento dos alunos adultos. Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas do ensino de Ciências na EJA, no município de Penedo. Neste artigo, serão discutidos os principais desafios enfrentados pelos professores de ciências na EJA, bem como as perspectivas e estratégias para tornar o ensino de Ciências mais significativo e atrativo para esse público. Este estudo apresenta uma análise descritiva, qualitativa, através de uma revisão bibliográfica e documental, que tem como foco o município de Penedo, em Alagoas. O artigo contribuirá para o debate sobre o ensino de Ciências na EJA e oferecer insights para aprimorar as práticas educacionais nessa área, especificamente no contexto penedense no sentido de colaborar para que os jovens e adultos sejam capazes de compreender e participar ativamente do mundo científico e tecnológico em constante evolução.