FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BASE TÉCNICA NAS ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99867 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6874 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BASE TÉCNICA NAS ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "Este artigo aborda a formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará, com o objetivo de analisar as práticas de formação docente voltadas para o ensino profissionalizante e identificar desafios e oportunidades nesse contexto. A formação adequada dos professores é fundamental para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo o avanço socioeconômico da região. As escolas de ensino profissional têm um papel crucial na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento econômico e social de uma região. No entanto, para que essas instituições desempenhem efetivamente sua função, é necessário investir na formação dos professores que atuam nessas áreas técnicas específicas. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, que envolveu a análise de estudos e documentos relacionados à formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores e gestores dessas instituições, a fim de obter informações qualitativas sobre a realidade da formação docente nesse contexto. Os resultados indicaram que a formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará enfrenta desafios significativos. Muitos professores não possuem formação pedagógica adequada, o que compromete sua capacidade de ensinar de forma eficiente e inovadora. Além disso, a falta de atualização dos conteúdos técnicos e a ausência de programas de formação continuada são pontos que precisam ser considerados. Outro ponto discutido foi a necessidade de estabelecer parcerias entre as escolas de ensino profissional e as instituições de ensino superior, visando oferecer cursos de licenciatura específicos para as áreas técnicas. Essa integração permitiria uma formação mais completa e aprofundada, contemplando tanto os aspectos técnicos quanto pedagógicos necessários para o exercício da docência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID694_TB6874_03072023091047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "profgaby@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99867 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6874 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA BASE TÉCNICA NAS ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "Este artigo aborda a formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará, com o objetivo de analisar as práticas de formação docente voltadas para o ensino profissionalizante e identificar desafios e oportunidades nesse contexto. A formação adequada dos professores é fundamental para o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo o avanço socioeconômico da região. As escolas de ensino profissional têm um papel crucial na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento econômico e social de uma região. No entanto, para que essas instituições desempenhem efetivamente sua função, é necessário investir na formação dos professores que atuam nessas áreas técnicas específicas. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, que envolveu a análise de estudos e documentos relacionados à formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores e gestores dessas instituições, a fim de obter informações qualitativas sobre a realidade da formação docente nesse contexto. Os resultados indicaram que a formação de professores da base técnica nas escolas de ensino profissional do Estado do Ceará enfrenta desafios significativos. Muitos professores não possuem formação pedagógica adequada, o que compromete sua capacidade de ensinar de forma eficiente e inovadora. Além disso, a falta de atualização dos conteúdos técnicos e a ausência de programas de formação continuada são pontos que precisam ser considerados. Outro ponto discutido foi a necessidade de estabelecer parcerias entre as escolas de ensino profissional e as instituições de ensino superior, visando oferecer cursos de licenciatura específicos para as áreas técnicas. Essa integração permitiria uma formação mais completa e aprofundada, contemplando tanto os aspectos técnicos quanto pedagógicos necessários para o exercício da docência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID694_TB6874_03072023091047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "profgaby@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }