A SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99910 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6934 "inscrito_id" => 6151 "titulo" => "A SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA" "resumo" => "Um dos principais objetivos do Ensino de Ciências é promover a conscientização dos alunos acerca do meio ambiente, incentivando o reconhecimento e a preservação da biodiversidade, tanto para as gerações presentes quanto para as futuras. Mas para atingir suas finalidades o deve ser devolvido não apenas de forma passiva, levando conceitos e teorias sem proporcionar aos alunos reflexão e questionamento. Nesse contexto pontua-se o potencial das metodologias ativas, em especial a sala de aula invertida que trata-se de uma forma de apresentar ao aluno o conteúdo de forma prévia, além disso pode ser mediada por tecnologias digitais como vídeos e documentários sobre o tema a ser abordado nas aulas seguintes. Diante da capacidade inovadora da sala de aula invertida associada ao Ensino de Ciências definiu-se como objetivo deste artigo relatar as potencialidades que a sala de aula invertida tem no processo de ensino-aprendizagem das aulas de Ciências. A metodologia da pesquisa aplicada nesse estudo foi a revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizou-se artigos preferencialmente dos últimos cinco anos. Verificou-se que a sala de aula invertida é uma forma de minimizar a fragmentação de conceitos, também é considerada uma metodologia indicada para abordar temas mais complexos. Ademais, pontua-se que por mais que alguns trabalhos mencionaram o uso dessa metodologia associada a tecnologias digitais, tinham trabalhos que pontuaram seu uso sem esses materiais. Sendo assim, uma metodologia recomendada para escolas com poucos recursos tecnológicos. Conjectura-se que o uso da sala de aula invertida no Ensino de Ciências seja uma forma de amenizar o excesso de conteúdo visto em apenas uma aula o que pode tornar a aula maçante para o educando. Por fim, enfatiza-se que quando o aluno já tem uma prévia leitura do tema abordado ele vai mostrar-se mais ativo e participativo das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6151_TB6934_16112023201504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS" "autor_nome_curto" => "ALINE PEIXOTO V" "autor_email" => "alinepeixoto12@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99910 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6934 "inscrito_id" => 6151 "titulo" => "A SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA" "resumo" => "Um dos principais objetivos do Ensino de Ciências é promover a conscientização dos alunos acerca do meio ambiente, incentivando o reconhecimento e a preservação da biodiversidade, tanto para as gerações presentes quanto para as futuras. Mas para atingir suas finalidades o deve ser devolvido não apenas de forma passiva, levando conceitos e teorias sem proporcionar aos alunos reflexão e questionamento. Nesse contexto pontua-se o potencial das metodologias ativas, em especial a sala de aula invertida que trata-se de uma forma de apresentar ao aluno o conteúdo de forma prévia, além disso pode ser mediada por tecnologias digitais como vídeos e documentários sobre o tema a ser abordado nas aulas seguintes. Diante da capacidade inovadora da sala de aula invertida associada ao Ensino de Ciências definiu-se como objetivo deste artigo relatar as potencialidades que a sala de aula invertida tem no processo de ensino-aprendizagem das aulas de Ciências. A metodologia da pesquisa aplicada nesse estudo foi a revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizou-se artigos preferencialmente dos últimos cinco anos. Verificou-se que a sala de aula invertida é uma forma de minimizar a fragmentação de conceitos, também é considerada uma metodologia indicada para abordar temas mais complexos. Ademais, pontua-se que por mais que alguns trabalhos mencionaram o uso dessa metodologia associada a tecnologias digitais, tinham trabalhos que pontuaram seu uso sem esses materiais. Sendo assim, uma metodologia recomendada para escolas com poucos recursos tecnológicos. Conjectura-se que o uso da sala de aula invertida no Ensino de Ciências seja uma forma de amenizar o excesso de conteúdo visto em apenas uma aula o que pode tornar a aula maçante para o educando. Por fim, enfatiza-se que quando o aluno já tem uma prévia leitura do tema abordado ele vai mostrar-se mais ativo e participativo das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6151_TB6934_16112023201504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PEIXOTO VILAÇA DIAS" "autor_nome_curto" => "ALINE PEIXOTO V" "autor_email" => "alinepeixoto12@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }