O diagnóstico dos processos de desenvolvimento da criança, pode ser uma eficiente ferramenta para melhorar a qualidade de ensino. Esse estudo tem o objetivo realizar e analisar o diagnóstico do desenvolvimento humano de crianças do 3º ano Ensino fundamental I, nas áreas do desenvolvimento da estrutura lógica de quantidade, noção de tempo, espaço e a sondagem da psicogênese de leitura e escrita. Participaram 18 crianças de ambos o sexo, de 7 a 8 ano, de uma Escola Municipal da cidade de Formosa, do estado de Goiás. Nessa investigação está sendo apresentado os instrumentos utilizados para o diagnóstico inicial dessas noções. Para verificar as necessidades e as dificuldades do desenvolvimento dos educandos, foi realizado, mediante um diagnóstico, o levantamento dos possíveis níveis que se encontravam, para balizar a ação pedagógica do professor, prevenir a defasagem da aprendizagem e aprimorar o processo de ensino. Essa deve ser uma prática frequente no campo da educação, pois oferece percepções valiosas sobre como os alunos estão aprendendo e como as estratégias de ensino estão funcionando.