As questões da degradação ambiental têm provocado diversos impactos ao meio ambiente, e o principal agente poluidor e destruidor é o próprio homem que vem a séculos de forma contínua explorando os recursos de maneira descontrolada, sendo portanto um tema de suma importância e que deve ser trabalhado de maneira interdisciplinar nas escolas, mas principalmente em disciplinas correlatas com a temática ambiental, tais a Biologia. Nesse sentido, o objetivo do presente projeto foi analisar as metodologias utilizadas pelos professores de Biologia no ensino de temáticas socioambientais. A metodologia abordada pelo trabalho foi a pesquisa bibliográfica através de artigos e livros encontrados em sites e bibliotecas e questionários aplicados através de grupos do WhatsApp aos discentes e docentes da Escola Cidadã Integral Técnica Nossa Senhora do Bom Conselho. Através dos resultados podemos ver e analisar as dificuldades e sugestões dos docentes, mas principalmente discentes, o principal alvo em nossas pesquisas. Onde conseguimos detectar que os discentes questionaram a ausência de aulas no laboratório de Biologia, como também seminários, projetos, aulas de campo entre outros voltados a área da referida disciplina.