Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

JOGOS EDUCATIVOS: UMA POSSIBILIDADE DE SE MOTIVAR O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
0 of 0
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116140 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 1960 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS: UMA POSSIBILIDADE DE SE MOTIVAR O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo descreve um minicurso sobre elaboração de jogos educativos matemáticos, ofertado no segundo semestre de 2023 para professores/as que ensinam matemática. Foi elaborado enquanto uma atividade do Projeto de Extensão “Formação de professores: Interdisciplinaridade em Foco” que faz parte do escopo das atividades de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Deste modo, o objetivo proposto foi reconhecer a utilização de jogos educativos matemáticos como uma possibilidade para se ensinar ou revisar conteúdos de matemática. A partir desse objetivo, uma pergunta se constitui: quais desdobramentos surgem ao se trabalhar com jogos educativos matemáticos em sala de aula? Para alcançar tal objetivo e responder essa pergunta realizou-se então o referido minicurso nas dependências da universidade e tendo a participação de seis professoras e três acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática da universidade. Como resultados preliminares as participantes reconheceram que elaborar jogos com finalidade pedagógica se constitui em uma proposta que propicia a autonomia do professor e criatividade. Além disso, perceberam que a utilização de jogos em sala de aula pode ser uma forma instigante de motivar os alunos ao aprendizado de conteúdos de matemática.Este artigo descreve um minicurso sobre elaboração de jogos educativos matemáticos, ofertado no segundo semestre de 2023 para professores/as que ensinam matemát" "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6756f0d48a6f1_09122024102956.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => "2024-12-09 10:29:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA HELENA MUNHOZ" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "regina.munhoz@udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116140 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 1960 "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS: UMA POSSIBILIDADE DE SE MOTIVAR O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo descreve um minicurso sobre elaboração de jogos educativos matemáticos, ofertado no segundo semestre de 2023 para professores/as que ensinam matemática. Foi elaborado enquanto uma atividade do Projeto de Extensão “Formação de professores: Interdisciplinaridade em Foco” que faz parte do escopo das atividades de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Deste modo, o objetivo proposto foi reconhecer a utilização de jogos educativos matemáticos como uma possibilidade para se ensinar ou revisar conteúdos de matemática. A partir desse objetivo, uma pergunta se constitui: quais desdobramentos surgem ao se trabalhar com jogos educativos matemáticos em sala de aula? Para alcançar tal objetivo e responder essa pergunta realizou-se então o referido minicurso nas dependências da universidade e tendo a participação de seis professoras e três acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática da universidade. Como resultados preliminares as participantes reconheceram que elaborar jogos com finalidade pedagógica se constitui em uma proposta que propicia a autonomia do professor e criatividade. Além disso, perceberam que a utilização de jogos em sala de aula pode ser uma forma instigante de motivar os alunos ao aprendizado de conteúdos de matemática.Este artigo descreve um minicurso sobre elaboração de jogos educativos matemáticos, ofertado no segundo semestre de 2023 para professores/as que ensinam matemát" "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6756f0d48a6f1_09122024102956.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => "2024-12-09 10:29:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA HELENA MUNHOZ" "autor_nome_curto" => "REGINA" "autor_email" => "regina.munhoz@udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo descreve um minicurso sobre elaboração de jogos educativos matemáticos, ofertado no segundo semestre de 2023 para professores/as que ensinam matemática. Foi elaborado enquanto uma atividade do Projeto de Extensão “Formação de professores: Interdisciplinaridade em Foco” que faz parte do escopo das atividades de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Deste modo, o objetivo proposto foi reconhecer a utilização de jogos educativos matemáticos como uma possibilidade para se ensinar ou revisar conteúdos de matemática. A partir desse objetivo, uma pergunta se constitui: quais desdobramentos surgem ao se trabalhar com jogos educativos matemáticos em sala de aula? Para alcançar tal objetivo e responder essa pergunta realizou-se então o referido minicurso nas dependências da universidade e tendo a participação de seis professoras e três acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática da universidade. Como resultados preliminares as participantes reconheceram que elaborar jogos com finalidade pedagógica se constitui em uma proposta que propicia a autonomia do professor e criatividade. Além disso, perceberam que a utilização de jogos em sala de aula pode ser uma forma instigante de motivar os alunos ao aprendizado de conteúdos de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.