Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A ESCOLA DOS SONHOS: UMA ESCOLA SEM PAREDES, COMUNITÁRIA, DE CURRÍCULOS INTEGRADOS E INTERDISCIPLINARES

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116192
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 2139
    "titulo" => "A ESCOLA DOS SONHOS: UMA ESCOLA SEM PAREDES, COMUNITÁRIA, DE CURRÍCULOS INTEGRADOS E INTERDISCIPLINARES"
    "resumo" => "Há na Paraíba uma escola desenhada por todos, movida por sonhos, que não se organiza por séries, nem por ciclos, tampouco por anos, mas por núcleos de desenvolvimento de aprendizagens, habilidade e valores. Trata-se da Escola Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras (PB), instituição de Ensino Fundamental, da alfabetização ao nono ano, que atende 14 comunidades rurais, incluindo algumas crianças e adolescentes da cidade. Lugar onde toda criança tem a liberdade de estudar o que deseja. Elas dizem das suas curiosidades e interesses, dos quais surgem os roteiros de aprendizagens, organizados em projetos interdisciplinares e transdisciplinares de estudos. Uma escola que não é pública, nem privada, é a dos sonhos, comunitária, idealizada e conduzida por educadores, educandos e pais, numa relação amorosa e familiar. Este estudo remonta essa história e fala do percurso didático nela vivido, fruto de uma pesquisa etnometodológica. Escola inspirada na Escola da Ponte, em Portugal, por José Pacheco; nas experiências de Anton Makarenko, na Rússia; em Célestin Freinet, França; em Summer Hill, na Inglaterra, com Alexander Neill; em Maria Montessori, Itália; e em Paulo Freire, no Brasil. Os resultados indicam que é possível se aprender em currículos integrados, com crianças que se conscientizam do que precisam estudar, com avaliações e planejamentos diários, de modo solidário e com liberdade. Uma escola que não precisa aplicar provas, porque as aprendizagens já se fazem presentes em apreciações diárias, feitas com o tutor pelo aluno escolhido."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2139_TB378_29072024110943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAMOS BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "José Ramos Barb"
    "autor_email" => "jrbs@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116192
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 2139
    "titulo" => "A ESCOLA DOS SONHOS: UMA ESCOLA SEM PAREDES, COMUNITÁRIA, DE CURRÍCULOS INTEGRADOS E INTERDISCIPLINARES"
    "resumo" => "Há na Paraíba uma escola desenhada por todos, movida por sonhos, que não se organiza por séries, nem por ciclos, tampouco por anos, mas por núcleos de desenvolvimento de aprendizagens, habilidade e valores. Trata-se da Escola Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras (PB), instituição de Ensino Fundamental, da alfabetização ao nono ano, que atende 14 comunidades rurais, incluindo algumas crianças e adolescentes da cidade. Lugar onde toda criança tem a liberdade de estudar o que deseja. Elas dizem das suas curiosidades e interesses, dos quais surgem os roteiros de aprendizagens, organizados em projetos interdisciplinares e transdisciplinares de estudos. Uma escola que não é pública, nem privada, é a dos sonhos, comunitária, idealizada e conduzida por educadores, educandos e pais, numa relação amorosa e familiar. Este estudo remonta essa história e fala do percurso didático nela vivido, fruto de uma pesquisa etnometodológica. Escola inspirada na Escola da Ponte, em Portugal, por José Pacheco; nas experiências de Anton Makarenko, na Rússia; em Célestin Freinet, França; em Summer Hill, na Inglaterra, com Alexander Neill; em Maria Montessori, Itália; e em Paulo Freire, no Brasil. Os resultados indicam que é possível se aprender em currículos integrados, com crianças que se conscientizam do que precisam estudar, com avaliações e planejamentos diários, de modo solidário e com liberdade. Uma escola que não precisa aplicar provas, porque as aprendizagens já se fazem presentes em apreciações diárias, feitas com o tutor pelo aluno escolhido."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2139_TB378_29072024110943.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RAMOS BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "José Ramos Barb"
    "autor_email" => "jrbs@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Há na Paraíba uma escola desenhada por todos, movida por sonhos, que não se organiza por séries, nem por ciclos, tampouco por anos, mas por núcleos de desenvolvimento de aprendizagens, habilidade e valores. Trata-se da Escola Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras (PB), instituição de Ensino Fundamental, da alfabetização ao nono ano, que atende 14 comunidades rurais, incluindo algumas crianças e adolescentes da cidade. Lugar onde toda criança tem a liberdade de estudar o que deseja. Elas dizem das suas curiosidades e interesses, dos quais surgem os roteiros de aprendizagens, organizados em projetos interdisciplinares e transdisciplinares de estudos. Uma escola que não é pública, nem privada, é a dos sonhos, comunitária, idealizada e conduzida por educadores, educandos e pais, numa relação amorosa e familiar. Este estudo remonta essa história e fala do percurso didático nela vivido, fruto de uma pesquisa etnometodológica. Escola inspirada na Escola da Ponte, em Portugal, por José Pacheco; nas experiências de Anton Makarenko, na Rússia; em Célestin Freinet, França; em Summer Hill, na Inglaterra, com Alexander Neill; em Maria Montessori, Itália; e em Paulo Freire, no Brasil. Os resultados indicam que é possível se aprender em currículos integrados, com crianças que se conscientizam do que precisam estudar, com avaliações e planejamentos diários, de modo solidário e com liberdade. Uma escola que não precisa aplicar provas, porque as aprendizagens já se fazem presentes em apreciações diárias, feitas com o tutor pelo aluno escolhido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.