O presente trabalho de pesquisa, em fase conclusiva, analisa a expressividade – usos pelos professores –, dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por campos de experiências no contexto da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Timbó/SC, entre os anos de 2020 e 2021. Os dados analisados configuram os resultados preliminares de recorte do campo de experiências “O eu, o outro e o nós”. A metodologia de análise volta-se às orientações da pesquisa qualitativa, com viés exploratório e faz usos de construtos quali-quantitativos – análise de conteúdo. Os dados preliminares mostram a importância do mapeamento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento quanto aos processos de organização curricular, especialmente em relação à avaliação das intencionalidades presentes nos planejamentos de aprendizagem organizados pelos professores(as), quanto aos focos de desenvolvimento das crianças. O mapeamento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, marca o compromisso da rede municipal com os processos avaliativos na Educação Infantil e da Educação Infantil – Política de Avaliação, especialmente quando se tem como preocupação a educação que é desenvolvida pela rede e a educação que a rede almeja desenvolver; a partir dela, os direcionamentos se voltam a corresponsabilidade sobre como o sistema municipal tem contribuído para o desenvolvimento e a aprendizagem plena das crianças que transitam e constroem parte de suas histórias nas instituições municipais.