O ABANDONO ESCOLAR É UM PROBLEMA IMPORTANTE NA COMUNIDADE ESCOLAR COMO UM TODO, DEVIDO EM GRANDE PARTE À CONSIDERÁVEL PORCENTAGEM DE JOVENS QUE NÃO CONCLUEM OS ESTUDOS OBRIGATÓRIOS GERANDO CONSEQUÊNCIAS GRAVES AO LONGO DA VIDA DE UM INDIVÍDUO, COMO EXEMPLO, MENOS OPORTUNIDADES DE TRABALHO E IMPACTOS NEGATIVOS NO BEM-ESTAR PSICOLÓGICO INDIVIDUAL. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR E PLANEJAR UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COM BASE NAS DIFICULDADES APRESENTADAS NO AMBIENTE ESCOLAR. NO ENTANTO, DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR FREQUENTEMENTE SÃO ACOMPANHADAS DE DÉFICITS EM HABILIDADES SOCIAIS E PROBLEMAS EMOCIONAIS OU DE COMPORTAMENTO. O PROJETO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA. A ESCOLA FUNCIONA NOS TRÊS TURNOS E TRABALHA COM O ENSINO FUNDAMENTAL I, II E O EJA. A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO VISA TRABALHAR OS ASPECTOS QUE FORAM RELATADOS PELA GESTÃO ESCOLAR E CONFIRMADOS COM O TRABALHO DE OBSERVAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE VIVÊNCIA NA ESCOLA. DESTARTE, SERÃO TRABALHADAS JUNTO À TURMA DO 1º E 2º ANO, AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, EMPATIA E CIVILIDADE COM O INTUITO DE DIMINUIR AS QUEIXAS DA ESCOLA E FAZER COM QUE A CARÊNCIA EM HABILIDADES SOCIAIS APRESENTADAS PELOS ALUNOS NÃO INTERFIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PORTANTO, FORAM TRABALHADOS JUNTO AS TURMAS, AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, EMPATIA E CIVILIDADE VISANDO DIMINUIR AS QUEIXAS DA ESCOLA E FAZER COM QUE A CARÊNCIA EM HABILIDADES SOCIAIS APRESENTADAS PELOS ALUNOS NÃO INTERFIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DELES, ALÉM DE TRABALHAR REGRAS GERAIS DE CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA E NA ESCOLA.