O presente trabalho apresenta um breve estudo a respeito do trabalho desenvolvido nas turmas de Educação infantil das unidades de ensino da Rede Municipal de Itaboraí – RJ a luz do Referencial Curricular e do Regimento Escolar da rede. Procuramos identificar os aspectos que permeiam as práticas docentes durante o planejamento e aplicação das atividades, tendo os referidos documentos como norteadores das análises acerca das propostas desenvolvidas. A abordagem utilizada será a metodologia qualitativa, de caráter descritivo, baseada em levantamento bibliográfico sobre teóricos que embasam a temática e das legislações que regem o trabalho na Rede Municipal de Itaboraí. O objetivo deste estudo é refletir de forma crítica a respeito do trabalho desenvolvido no município, discutindo de que maneira os projetos proporcionam a criança o protagonismo no processo ensino-aprendizagem. Concluímos com a reflexão acerca da importância da participação das crianças enquanto protagonistas no cotidiano escolar, a partir de um trabalho interdisciplinar, conectado a realidade da comunidade a que se destina e preocupado em estimular uma aprendizagem significativa.