CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM TEA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7120 "inscrito_id" => 21206 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM TEA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta sintomas como dificuldades na interação com o outro, bem como os atrasos na linguagem, a ecolalia, comportamentos restritos e repetitivos, o uso ritualístico da linguagem e a resistência à mudança. Em relação às alterações na linguagem, observa-se a presença de comprometimento no desenvolvimento e aquisição, apresentando algum grau de dificuldade em compreender como usar a linguagem para comunicar seus anseios e/ou interpretar a mensagem passada por outra pessoa. A criança com TEA pode apresentar déficits nas habilidades comunicativas não-verbais e dificuldade de enunciar seus desejos, sentimentos e pensamentos, assim como em manter uma conversa coerente. Ao que tange o contexto escolar, questiona-se o que fazer quando a criança com TEA não consegue se expressar e interagir através da fala ou da escrita, se não é alfabetizada ainda, por exemplo. Diante desse questionamento, o presente artigo buscou compreender as contribuições da comunicação alternativa para os alunos com TEA da educação infantil. Assim, a partir da revisão bibliográfica verificou-se os descritores: comunicação alternativa e autismo, na plataforma Scielo-Brasil. Os resultados mostraram que a comunicação alternativa assume um papel primordial para a inclusão do indivíduo na sociedade. Conclui-se que a comunicação alternativa é uma maneira de promover a linguagem, a cognição e a interação social em prol da intervenção precoce." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21206_TB7120_20062023221636.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GREICE KELLY MARINHO" "autor_nome_curto" => "GREICE" "autor_email" => "marinho.greicek@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7120 "inscrito_id" => 21206 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS COM TEA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta sintomas como dificuldades na interação com o outro, bem como os atrasos na linguagem, a ecolalia, comportamentos restritos e repetitivos, o uso ritualístico da linguagem e a resistência à mudança. Em relação às alterações na linguagem, observa-se a presença de comprometimento no desenvolvimento e aquisição, apresentando algum grau de dificuldade em compreender como usar a linguagem para comunicar seus anseios e/ou interpretar a mensagem passada por outra pessoa. A criança com TEA pode apresentar déficits nas habilidades comunicativas não-verbais e dificuldade de enunciar seus desejos, sentimentos e pensamentos, assim como em manter uma conversa coerente. Ao que tange o contexto escolar, questiona-se o que fazer quando a criança com TEA não consegue se expressar e interagir através da fala ou da escrita, se não é alfabetizada ainda, por exemplo. Diante desse questionamento, o presente artigo buscou compreender as contribuições da comunicação alternativa para os alunos com TEA da educação infantil. Assim, a partir da revisão bibliográfica verificou-se os descritores: comunicação alternativa e autismo, na plataforma Scielo-Brasil. Os resultados mostraram que a comunicação alternativa assume um papel primordial para a inclusão do indivíduo na sociedade. Conclui-se que a comunicação alternativa é uma maneira de promover a linguagem, a cognição e a interação social em prol da intervenção precoce." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21206_TB7120_20062023221636.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GREICE KELLY MARINHO" "autor_nome_curto" => "GREICE" "autor_email" => "marinho.greicek@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }