ETANOL, ÁLCOOL 70 E CACHAÇA: O QUE HÁ DE SEMELHANTE? A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100431 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7639 "inscrito_id" => 19393 "titulo" => "ETANOL, ÁLCOOL 70 E CACHAÇA: O QUE HÁ DE SEMELHANTE? A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA" "resumo" => "A produção de álcool anidro e cachaça é uma importante atividade da agroindústria brasileira. Esses produtos são importantes para a economia e são tradicionais na cultura brasileira. Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano, por isso a importância de abordar temas como esses nas escolas, que podem ser explorados sob a perspectiva numa perspectiva interdisciplinar. Essa pesquisa tem como objetivo resgatar as concepções de alunos acerca da origem, composição e propriedades da cachaça e do etanol, a relação entre consumo de bebida alcoólica e saúde, etc. Utilizou-se como base metodológica um questionário com dez perguntas aplicado a discentes da 2ª série do ensino médio, da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi desenvolvido por graduandos do curso de licenciatura em química na UFCG-CES bolsistas do PIBID. Um dos resultados que se pode destacar é que significativo número de participantes não conhece a principal matéria-prima do álcool nem como é produzido. O mesmo ocorre quando questiona-se sobre a cachaça. Ambos produtos são presentes no cotidiano das pessoas mas devido à ausência de uma abordagem contextualizada sobre o tema, ou até mesmo, de uma metodologia de ensino mais significativa colocando o discente como ator da própria aprendizagem esse conhecimento não permanecerá após a conclusão do ensino médio que é quando o discente precisará do conhecimento erudito, formal para viver ativamente na sociedade. Outra questão interessante é perceber que os discentes não percebem que o álcool da bebida alcoólica é a mesma substância do álcool combustível, o etanol. Os resultados apontam para a necessidade de utilização de uma estratégia que utilize esse tema numa perspectiva interdisciplinar explorando conceitos em química como ebulição, separação de misturas, além de conceitos em história, geografia, biologia e realização de práticas para produção de álcool." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19393_TB7639_08122023162434.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliane.m.silva@estudante." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100431 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7639 "inscrito_id" => 19393 "titulo" => "ETANOL, ÁLCOOL 70 E CACHAÇA: O QUE HÁ DE SEMELHANTE? A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA" "resumo" => "A produção de álcool anidro e cachaça é uma importante atividade da agroindústria brasileira. Esses produtos são importantes para a economia e são tradicionais na cultura brasileira. Esses produtos fazem parte do nosso cotidiano, por isso a importância de abordar temas como esses nas escolas, que podem ser explorados sob a perspectiva numa perspectiva interdisciplinar. Essa pesquisa tem como objetivo resgatar as concepções de alunos acerca da origem, composição e propriedades da cachaça e do etanol, a relação entre consumo de bebida alcoólica e saúde, etc. Utilizou-se como base metodológica um questionário com dez perguntas aplicado a discentes da 2ª série do ensino médio, da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, situada no município de Cuité-PB. A pesquisa foi desenvolvido por graduandos do curso de licenciatura em química na UFCG-CES bolsistas do PIBID. Um dos resultados que se pode destacar é que significativo número de participantes não conhece a principal matéria-prima do álcool nem como é produzido. O mesmo ocorre quando questiona-se sobre a cachaça. Ambos produtos são presentes no cotidiano das pessoas mas devido à ausência de uma abordagem contextualizada sobre o tema, ou até mesmo, de uma metodologia de ensino mais significativa colocando o discente como ator da própria aprendizagem esse conhecimento não permanecerá após a conclusão do ensino médio que é quando o discente precisará do conhecimento erudito, formal para viver ativamente na sociedade. Outra questão interessante é perceber que os discentes não percebem que o álcool da bebida alcoólica é a mesma substância do álcool combustível, o etanol. Os resultados apontam para a necessidade de utilização de uma estratégia que utilize esse tema numa perspectiva interdisciplinar explorando conceitos em química como ebulição, separação de misturas, além de conceitos em história, geografia, biologia e realização de práticas para produção de álcool." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19393_TB7639_08122023162434.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DE MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliane.m.silva@estudante." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }