ARAÚJO, Luiz Fernando Bezerra De et al.. Quimat: a intercessão perfeita. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100512>. Acesso em: 25/11/2024 11:16
A interdisciplinaridade favorece a integração de diferentes áreas do conhecimento, possibilitando a conexão entre a matemática e química no contexto educacional, que desempenha um papel fundamental no compreensão dos conceitos e fenômenos químicos. Nesse contexto, O Projeto Quimat busca melhorar o ensino de Química e Matemática, promovendo a interligação entre teoria e prática por meio de experimentos realizados em laboratório. O objetivo do projeto é promover a aproximação da realidade dos alunos por meio de práticas laboratoriais, revisando os conteúdos de química estudados reforçando os conceitos de matemática básica, fundamentais para a compreensão da química. Dessa forma, O projeto foi desenvolvido por meio de aulas extras de química no laboratório e matemática com conteúdo correlacionado às atividades práticas, oferecidas no contra-turno, para alunos do 1° ano do ensino técnico integrado ao médio do IFCE/Campus Iguatu. Os resultados demonstraram que as atividades laboratoriais seguidas pela revisão matemática foram eficazes no conhecimento dos alunos, além de proporcionar habilidades de colaboração e resolução de conflitos. O trabalho enfatiza a importância da relação teoria e prática e da aplicação da matemática nos experimentos químicos para a compreensão dos alunos. Assim, O Projeto Quimat: A intercessão perfeita representa uma proposta inovadora para aprimorar o ensino de Química e Matemática. Desenvolvendo a compreensão dos alunos dos assuntos abordados em sala de aula.