Este artigo tem como finalidade refletir sobre os aspectos pertinentes à relação que se estabelece entre a educação e o trabalho em busca da formação humana integral do aluno do Ensino Médio Integrado. Especificamente, a discussão está fundamentada a partir das ideias trazidas por Marx, Engels e Gramsci sobre a formação humana, em um diálogo com a perspectiva de formação no Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa construída a partir da metodologia que utilizou a revisão da literatura e a análise de documentos. Constata-se que o Ensino Médio Integrado tem uma intencionalidade formativa fundamentada na politecnia e na escola unitária que tem como perspectiva a formação humana em sua totalidade. Essa concepção é desenvolvida de forma a garantir a conclusão do ensino médio e de uma formação profissional, contemplando o aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos e acumulados historicamente pela sociedade. Nesse ideário de formação, não há espaço para a profissionalização restrita a uma técnica ou a demandas pontuais do mercado de trabalho, mas tem como horizonte a educação politécnica e a escola unitária como referência para a emancipação humana. Integrar o trabalho e a educação na formação humana vai ao encontro da perspectiva da educação politécnica de Marx e Engels, que fundamentam a necessidade de apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Ainda, é complementada com o ideário da escola unitária de Gramsci que busca romper com a dicotomia entre educação básica e técnica, resgatando o princípio da formação humana em sua totalidade.