Atualmente, o ensino de Ecologia é essencial, para que haja o respeito à natureza, já que esta área da ciência leva os indivíduos a perceberem a distribuição dos seres vivos no planeta, as interações entre si e com os seus hábitats, pois, sobretudo no Brasil, desdobramentos como queimadas e desmatamentos estão sendo frequentes e acabam ocasionando desastres ou até mesmo crimes ambientais, desencadeando o desequilíbrio ecológico ao afetar, diretamente, as cadeias alimentares. Ademais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirmam que muitas práticas pedagógicas, atualmente, são baseadas na mera transmissão de informações, na qual o professor utiliza, apenas, o livro didático, a lousa e o pincel. Este trabalho teve por objetivo elaborar um álbum de figurinhas sobre cadeia alimentar para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem do tema em pauta. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou o caso de 21 alunos de uma turma de 7° ano de uma escola pública de Manaus, no Amazonas. O estudo indicou que, apesar de alguns alunos ainda terem dificuldade em identificar quais animais eram consumidores secundário e terciário, os estudantes tiveram um bom desempenho no processo, o que leva a concluir que o álbum obteve êxito, em relação a sua função. Ainda, foi perguntado sobre a percepção dos alunos em relação à atividade aplicada, e as respostas foram positivas, porquanto, partindo do relato deles, eles puderam conhecer mais sobre o âmbito amazônico e a aula não foi “entediante” mas sim interessante.