Este trabalho tem por objetivo principal discorrer acerca da função da Ciência Didática na educação pós-pandêmica. Para tanto, iremos fazer uma analogia das dificuldades enfrentadas atualmente nas salas de aula, fazendo uso dos livros “Didática” do autor brasileiro Jaime Cordeiro, onde ele exorta o poder transformador desta ciência, e a obra "Compreender e transformar o ensino" dos autores J. Gimeno Sacristán e Angél I. Pérez Gómez, onde estes analisam os problemas e as práticas que dão sentido à realidade do ensino. A função da Didática na educação pós-pandêmica ganhou destaque ao adaptar métodos de ensino para ambientes virtuais, promovendo engajamento, interação e aprendizado autônomo. Ela também enfatiza a personalização do ensino, considerando as necessidades individuais dos alunos e priorizando habilidades como pensamento crítico e colaboração. Além disso, a Didática pós-pandêmica valoriza a flexibilidade e a integração de tecnologias educacionais, visando preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Sendo assim, esta pesquisa busca discutir a didática, como a disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, e o seu poder de se adaptar e contribuir nesse novo cenário. Esta análise mostra-se importante, à medida em que se observa o contexto situacional atual presente nas instituições de ensino dos mais variados níveis, fazendo com que se torne necessário uma readequação das metodologias de ensino e do uso inovador da didática nesse contexto escolar. Além disso, as mudanças abruptas no ensino levaram a uma maior necessidade de adaptação e inovação nas abordagens pedagógicas, fazendo-se essencial a integração de ferramentas digitais ao ensino presencial, remoto ou híbrido para otimizar a experiência de aprendizado. Dessa forma, uma abordagem pedagógica adaptativa e centrada no aluno continuará sendo crucial para o sucesso educacional.