A FUNÇÃO DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDÊMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101188 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8900 "inscrito_id" => 25427 "titulo" => "A FUNÇÃO DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDÊMICA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo principal discorrer acerca da função da Ciência Didática na educação pós-pandêmica. Para tanto, iremos fazer uma analogia das dificuldades enfrentadas atualmente nas salas de aula, fazendo uso dos livros “Didática” do autor brasileiro Jaime Cordeiro, onde ele exorta o poder transformador desta ciência, e a obra "Compreender e transformar o ensino" dos autores J. Gimeno Sacristán e Angél I. Pérez Gómez, onde estes analisam os problemas e as práticas que dão sentido à realidade do ensino. A função da Didática na educação pós-pandêmica ganhou destaque ao adaptar métodos de ensino para ambientes virtuais, promovendo engajamento, interação e aprendizado autônomo. Ela também enfatiza a personalização do ensino, considerando as necessidades individuais dos alunos e priorizando habilidades como pensamento crítico e colaboração. Além disso, a Didática pós-pandêmica valoriza a flexibilidade e a integração de tecnologias educacionais, visando preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Sendo assim, esta pesquisa busca discutir a didática, como a disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, e o seu poder de se adaptar e contribuir nesse novo cenário. Esta análise mostra-se importante, à medida em que se observa o contexto situacional atual presente nas instituições de ensino dos mais variados níveis, fazendo com que se torne necessário uma readequação das metodologias de ensino e do uso inovador da didática nesse contexto escolar. Além disso, as mudanças abruptas no ensino levaram a uma maior necessidade de adaptação e inovação nas abordagens pedagógicas, fazendo-se essencial a integração de ferramentas digitais ao ensino presencial, remoto ou híbrido para otimizar a experiência de aprendizado. Dessa forma, uma abordagem pedagógica adaptativa e centrada no aluno continuará sendo crucial para o sucesso educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25427_TB8900_20112023201921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONALIA VITORIA LOURENÇO DE SÁ" "autor_nome_curto" => "SONALIA" "autor_email" => "sonaliavitoria81@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101188 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8900 "inscrito_id" => 25427 "titulo" => "A FUNÇÃO DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO PÓS-PANDÊMICA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo principal discorrer acerca da função da Ciência Didática na educação pós-pandêmica. Para tanto, iremos fazer uma analogia das dificuldades enfrentadas atualmente nas salas de aula, fazendo uso dos livros “Didática” do autor brasileiro Jaime Cordeiro, onde ele exorta o poder transformador desta ciência, e a obra "Compreender e transformar o ensino" dos autores J. Gimeno Sacristán e Angél I. Pérez Gómez, onde estes analisam os problemas e as práticas que dão sentido à realidade do ensino. A função da Didática na educação pós-pandêmica ganhou destaque ao adaptar métodos de ensino para ambientes virtuais, promovendo engajamento, interação e aprendizado autônomo. Ela também enfatiza a personalização do ensino, considerando as necessidades individuais dos alunos e priorizando habilidades como pensamento crítico e colaboração. Além disso, a Didática pós-pandêmica valoriza a flexibilidade e a integração de tecnologias educacionais, visando preparar os alunos para um mundo em constante transformação. Sendo assim, esta pesquisa busca discutir a didática, como a disciplina que estuda o processo de ensino e aprendizagem, e o seu poder de se adaptar e contribuir nesse novo cenário. Esta análise mostra-se importante, à medida em que se observa o contexto situacional atual presente nas instituições de ensino dos mais variados níveis, fazendo com que se torne necessário uma readequação das metodologias de ensino e do uso inovador da didática nesse contexto escolar. Além disso, as mudanças abruptas no ensino levaram a uma maior necessidade de adaptação e inovação nas abordagens pedagógicas, fazendo-se essencial a integração de ferramentas digitais ao ensino presencial, remoto ou híbrido para otimizar a experiência de aprendizado. Dessa forma, uma abordagem pedagógica adaptativa e centrada no aluno continuará sendo crucial para o sucesso educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25427_TB8900_20112023201921.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONALIA VITORIA LOURENÇO DE SÁ" "autor_nome_curto" => "SONALIA" "autor_email" => "sonaliavitoria81@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }