JUVENTUDES NEGRAS PERIFÉRICAS: QUE CAMINHOS EU TRILHO NA PESQUISA AFROCIENTRADA?
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102635 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "JUVENTUDES NEGRAS PERIFÉRICAS: QUE CAMINHOS EU TRILHO NA PESQUISA AFROCIENTRADA?" "resumo" => "O presente relato de experiência descreve a participação de um jovem negro bolsista no projeto "Juventudes Negras Periféricas", iniciativa promovida pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI's) do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto visa abordar a problemática do acesso e permanência de jovens negros e periféricos na Educação Superior. A narrativa destaca a insegurança enfrentada por jovens e adultos ao considerar a possibilidade de ingressar no ensino superior, devido à descentralização e falta de informações claras sobre políticas de Ações Afirmativas e programas de Assistência Estudantil. Para abordar essa questão, o projeto tem como objetivo geral desenvolver um sistema web que divulgue informações sobre cursos, políticas de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil em Santa Catarina, direcionado especialmente a estudantes do Ensino Médio público. O relato enfatiza o compromisso do jovem bolsista em contribuir para a promoção da igualdade e inclusão de pessoas negras socialmente excluídas. Ele descreve seu envolvimento na criação do aplicativo "Aquilombar", que fornece informações sobre universidades, cursos e vagas disponíveis por meio de cotas. Além disso, destaca a aprendizagem profunda sobre o sistema de ingresso por cotas e o orgulho de fazer parte de um projeto que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade. O relato conclui ressaltando os benefícios do projeto, que incluem o impacto direto na sociedade, formação cidadã e o fortalecimento das interações entre a comunidade do IFSC, instituições públicas e a sociedade em geral. O relato de experiência do jovem bolsista destaca a importância da ação afirmativa e da tecnologia como ferramentas para promover a inclusão e o acesso à Educação Superior, especialmente para jovens negros e periféricos, e seu compromisso em contribuir para esse objetivo." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 07: Duas décadas da Lei 10.639" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD3_ID345_TB76_16102023235651.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HERCULANO GUILHERME" "autor_nome_curto" => "LUIZ HERCULANO" "autor_email" => "luizherculano@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102635 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "JUVENTUDES NEGRAS PERIFÉRICAS: QUE CAMINHOS EU TRILHO NA PESQUISA AFROCIENTRADA?" "resumo" => "O presente relato de experiência descreve a participação de um jovem negro bolsista no projeto "Juventudes Negras Periféricas", iniciativa promovida pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI's) do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto visa abordar a problemática do acesso e permanência de jovens negros e periféricos na Educação Superior. A narrativa destaca a insegurança enfrentada por jovens e adultos ao considerar a possibilidade de ingressar no ensino superior, devido à descentralização e falta de informações claras sobre políticas de Ações Afirmativas e programas de Assistência Estudantil. Para abordar essa questão, o projeto tem como objetivo geral desenvolver um sistema web que divulgue informações sobre cursos, políticas de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil em Santa Catarina, direcionado especialmente a estudantes do Ensino Médio público. O relato enfatiza o compromisso do jovem bolsista em contribuir para a promoção da igualdade e inclusão de pessoas negras socialmente excluídas. Ele descreve seu envolvimento na criação do aplicativo "Aquilombar", que fornece informações sobre universidades, cursos e vagas disponíveis por meio de cotas. Além disso, destaca a aprendizagem profunda sobre o sistema de ingresso por cotas e o orgulho de fazer parte de um projeto que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade. O relato conclui ressaltando os benefícios do projeto, que incluem o impacto direto na sociedade, formação cidadã e o fortalecimento das interações entre a comunidade do IFSC, instituições públicas e a sociedade em geral. O relato de experiência do jovem bolsista destaca a importância da ação afirmativa e da tecnologia como ferramentas para promover a inclusão e o acesso à Educação Superior, especialmente para jovens negros e periféricos, e seu compromisso em contribuir para esse objetivo." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 07: Duas décadas da Lei 10.639" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD3_ID345_TB76_16102023235651.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HERCULANO GUILHERME" "autor_nome_curto" => "LUIZ HERCULANO" "autor_email" => "luizherculano@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }